terça-feira, 28 de julho de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO - ARTE - ENSINO MÉDIO VOLUME 1



A R T E     
    
ENSINO   MÉDIO   -    ROTEIRO DE 

ESTUDO
  
VOLUME 1 - UNIDADE 1 

A UNIDADE  1:   É COMPOSTO DE 2 TEMAS DE ESTUDO E ATIVIDADES,CADA TEMA HÁ OS CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS:

TEMAS UNIDADE 1 -    1- O QUE SÃO LINGUAGENS DE ARTE?
                                       2- O TEATRO COMO LINGUAGEM.

OBSERVAÇÃO:  CADA TEMA HÁ CONTEÚDO PARA ESTUDO E EXERCÍCIOS/ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADOS EM PESQUISAS, BUSCAS E INVESTIGAÇÕES PELA INTERNET EM VÁRIOS CANAIS:  GOOGLE, YOUTUBE, FACEBOOK OU OUTROS.   ESTUDO ONLINE.

TEMA 1 -    NESTE TEMA, SERÁ FEITA UMA BREVE APRESENTAÇÃO SOBRE A DANÇA, ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO.   VOCÊ CONHECERÁ ELEMENTOS EXPRESSIVOS POR MEIO DOS QUAIS AS PRODUÇÕES NAS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS SÃO CONCRETIZADAS.
ASSISTA A ESSES VÍDEOS QUE MOSTRAM COMO OS ARTISTAS EMPREGAM RECURSOS EXPRESSIVOS NA COMPOSIÇÃO DOS TRABALHOS: CORES, TRAÇOS, TEXTURA, LUZES, ETC.
Youtube: NA FAIXA PESQUISAR, DIGITE – ARTISTA PLÁSTICO PAULO POSTA E OBRAS, ABRE-O E APRECIE OS VÍDEOS.
Youtube – PESQUISE: FOTOGRAFIA INAÊ COUTINHO E ASSISTA AOS VÍDEOS;

REALIZE UMA SÍNTESE/RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DE CADA ARTISTA QUE VOCÊ VIU, POR ESCRITO EM PAPEL ALMAÇO OU OUTRO, PARA APRESENTAR AOS PROFESSOR DE ARTE, NAS AULAS PRESENCIAIS, QUANDO VOLTAREM, PARA AVALIAÇÃO E REGISTROS;

LER E PESQUISAR EM DICIONÁRIOS OU NA INTERNET: TEXTOS NAS LINGUAGENS DA ARTE:     EXPRESSÃO VERBAL/ORAL E NÃO VERBAL/ESCRITA. 

ATIVIDADE 1 - DANÇA – PESQUISE FOTOS E OU VÍDEOS DE DANÇAS, POE EXEMPLO: CASAL DE BAILARINOS DURANTE APRESENTAÇÃO DO BALÉ ROMEU E JULIETA NA ROYAL ÓPERA HOUSE, DE LONDRES.   ESCREVA SOBRE OS SENTIMENTOS OU IDÉIAS QUE CADA IMAGEM TRANSMITIU A VOCÊ;

ATIVIDADE 2 – MÚSICA – ASSISTA AO VÍDEO PELO YOUTUBE A UMA APRESENTAÇÃO DE UMA – ORQUESTRA SINFÔNICA – E RELATE OS SENTIMENTOS QUE ELA TRANSMITIU A VOCÊ.

ATIVIDADE 3 – ARTES VISUAIS – APRECIE A OBRA DE PABLO PICASSO: RETRATO DE MARIE-THÉRÈSE, 1937, ÓLEO SOBRE TELA, MUSEU PICASSO, PARIS/FRANÇA.   RELATE O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO;

ATIVIDADE 4 – TEATRO – IMAGINE UMA CENA TEATRAL COM VÁRIOS ATORES, EXPRESSÕES FACIAIS E GESTUAIS, FIGURINO, CENÁRIO (SE NÃO CONSEGUIR IMAGINAR, PESQUISE). VOCÊ PODERÁ ESCREVER QUALQUER SENTIMENTO QUE IMAGINOU OU VIU: DE ALEGRIA, TRISTEZA, TENSÃO, SUSPENSE, MEDO, COMÉDIA, FATOS, ETC.

TEMA 2 -   O TEATRO COMO LINGUAGEM/ O TEATRO EM CENA. VEJA SOBRE O TEMA ACIMA EM PESQUISA: “TEATRO, UM ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO E OS VÁRIOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PARA UM ESPETÁCULO TEATRAL, TEATRO E TRABALHO”.

ATIVIDADE 1 DESTE TEMA: (PARA SEREM ENTREGUES AOS PROFS. DE ARTE)

1- QUAL DAS PROFISSÕES RELACIONADAS AO TEATRO VOCÊ ESCOLHERIA? POR QUE?

2- IMAGINE QUE VOCÊ É UM PRODUTOR TEATRAL E IRÁ PRODUZIR UM ESPETÁCULO. QUAIS SÃO AS SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES PARA FAZER O ESPETÁCULO ACONTECER?

3- VOCÊ É O AUTOR, DRAMATURGO, SOBRE O QUÊ GOSTARIA DE ESCREVER? POR QUÊ?

4- EM UM PAPEL SULFITE BRANCO, FAÇA UM CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DESTA PEÇA QUE CRIOU, COLOCANDO O LOCAL, DATA E HORÁRIO, E PARA A COMUNICAÇÃO SEJA BEM PRECISA E CHAMATIVA, PODE-SE USAR CORES, DESENHOS, LETRAS, COLAGENS, PINTURAS OU O QUE VOCÊ DISPUSER.

SUB-TÍTULO:    TEATRO- O INÍCIO;

FAÇA UMA PESQUISA RESUMIDA DA HISTÓRIA DO TEATRO NA ANTIGUIDADE NA GRÉCIA ANTIGA E DO TEATRO NO OCIDENTE /AMÉRICAS E RELATE OS DOIS DRAMATURGOS QUE MARCARAM DIFERENTES ÉPOCAS (RELATE DADOS PRINCIPAIS), COMO ATIVIDADE 1:

1- WILLIAN SHAKESPEARE (1564 -1616)

2- DRAMATURGO BRASILEIRO NELSON RODRIGUES (1912-1980) 

ATIVIDADE 2- Pesquisar e apreciar a uma peça teatral “AUTO DA COMPADECIDA” no youtube, e veja também a peça “O AVARENTO” escrita por Molière (1622-1673), interpretada Paulo Autran.    Nos relatos observe o figurino, a história, onde acontece, questões sociais que apresentam, o poder contrastando com o amor, a paixão, as razões da existência humana. Registre seus comentários por escrito, elaborando uma síntese/resumo de ambas peças teatrais. Atividade a ser entregue para avaliação dos professores de arte ao voltarem as aulas. 
  
FINALIZAMOS AQUI A UNIDADE 1

BONS ESTUDOS ON LINE!       
VAMOS EM FRENTE!


   A R T E

   ENSINO  MÉDIO   -   ROTEIRO DE 

ESTUDO

   UNIDADE 2    -   VOLUME  1

TEMAS :  1- AS LINGUAGENS DA ARTE : A MÚSICA.

                 2- UM OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR.

TEMA 1-       A MÚSICA É UM MODO DE EXPRESSÃO. CONCEITOS E ELEMENTOS, MANIFESTAÇÕES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO O LUNDU E A MODINHA.    TIPOS DE SONS: OUVIR É DIFERENTE DE ESCUTAR.   OUVIR É PERCEBER OS SONS SEM PRESTAR ATENÇÃO.  ESCUTAR É IR ALÉM DE OUVIR, É ESTAR ATENTO E INTERESSADO NO SOM, PRESTAR ATENÇÃO NELE, SEJA O SOM DE UMA ORQUESTRA, CANTO DE PÁSSAROS, TROVÕES, RUÍDOS, SIRENE DE CARRO BOMBEIROS, BUZINAS AUTOMÓVEIS, DENTRE TANTOS SONS NATURAIS PRODUZIDOS PELA NATUREZA: ONDAS DO MAR, PÁSSAROS, VOZES, CHUVA, VENTO, TROVÃO, TUDO QUE É DA NATUREZA OS SONS CULTURAIS SÃO AQUELES PRODUZIDOS PELO SER HUMANO: SOM DE MÁQUINAS,INSTRUMENTOS MUSICAIS, MOTORES, FÁBRICAS, ORQUESTRAS E BANDAS.


Pesquise sobre os parâmetros do som ou propriedades do som, elementos básicos da linguagem musical e identifique a cada um.     Veja o que é NAIPE numa orquestra sinfônica, as famílias de instrumentos que o compõem.  E também, quais os instrumentos musicais que fazem parte de cada família de naipe.

Pesquise no youtube “O encanto da música erudita” e faça um pequeno resumo sobre música Erudita, como atividade avaliativa.

NOTA - SOM OU RUÍDO EM GRANDE INTENSIDADE É PREJUDICIAL AO HOMEM.
INSTRUMENTOS MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS E INTRUMENTOS CONVENCIONAIS:

ASSISTA AGORA AO VÍDEO “ A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE” QUE SE ENCONTRA NO BLOG DO CEEJA EM ARTE – VOLUME 1, OU NA INTERNET, PARA SEU CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM.

TEMA 2 – “UM OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR”
BUSQUE NO BLOG DO CEEJA EM ARTE OU YOUTUBE SOBRE O LUNDU, ANOTANDO TODA SUA HISTÓRIA E PERCURSO NA MÚSICA, DANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA CUTURA AFRO-BRASILEIRA.

ATIVIDADES/EXERCÍCIOS:  RESPONDA AS QUESTÕES POR ESCRITO:

1- RUGENDAS RETRATA EM SUA OBRA UMA DANÇA QUE DEMONSTRA A INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA?

2- A MANIFESTAÇÃO CULTURAL LUNDU É UMA ARTE AFRO-BRASILEIRA?

3- QUAIS OS PRINCIPAIS INTRUMENTOS MUSICAIS QUE SE UTILIZA NO LUNDU?

4- O JONGO, O TAMBOR DE CRIOULA E O SAMBA DE RODA TÊM O MESMO RÍTIMO 
E GESTOS DE DANÇA DO LUNDU?

5- O QUE SABE SOBRE A “UMBIGADA”?

A MODINHA:

FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO NA INTERNET O QUE FOI A MODINHA NO BRASIL, SEU PRIMEIRO COMPOSITOR, A SERENATA, CHIQUINHA GONZAGA, SEUS DESAFIOS À SOCIEDADE DA ÉPOCA, SUA INFLUÊNCIA NOS RANCHOS CARNAVALESCOS.
PARA VOCÊ ASSISITIR A ALGUNS TRECHOS E CONHECER A TRILHA SONORA, VALE A PENA ACESSAR O SITE 

EXERCÍCIO PARA AVALIAÇÃO:   FAÇA UM RESUMO DA BIOGRAFIA DA COMPOSITORA CHIQUINHA GONZAGA E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA NA ÉPOCA.

- PRONTO!  FINALIZAMOS A UNIDADE 2 DESTE VOLUME             
BONS ESTUDOS ON LINE!       
VAMOS EM FRENTE!

            VAMOS  PARA  A  UNIDADE  3  -     AVANTE!
CEEJA PROFA. CECÍLIA DULTRA CARAM – RIBEIRÃO PRETO  - 2020

 A R T E        
                             
ENSINO MÉDIO      -   ROTEIRO DE 

ESTUDO

       UNIDADE 3      -        VOLUME 1

TEMAS:  

1- AS LINGUAGENS DA ARTE: ARTES VISUAIS.
                
2- BIDIMENSIONALIDADE.

3- TRIDIMENSIONALIDADE.

TEMA 1 – LINGUAGEM DA ARTE: ARTES VISUAIS -   NESTE TEMA, VOCÊ PRECISA CONHECER E ESTUDAR ALGUMAS MODALIDADES DAS ARTES VISUAIS COMO A PINTURA, DESENHO A FOTOGRAFIA, A GRAVURA E A ESCULTURA.

·         FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO NA INTERNET- COMO EXPRESSAR UMA IDÉIA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS?  E DESCREVA UM PEQUENO RESUMO SOBRE SUA PESQUISA.
·     
                   HÁ OBRAS QUE PODEM SER “FIGURATIVAS” , QDO REPRESENTA ALGO DE FÁCIL RECONHECIMENTO E A “ABSTRATA” QUANDO NÃO FIGURATIVA, REPRESENTA ALGO NÃO IDENTIFICÁVEL.     PROCURE NO GOOGLE A IMAGEM DESTA OBRA: “ A FAMÍLIA” da artista brasileira Tarsila do Amaral, que é uma obra figurativa (1925).

AGORA, veja um exemplo de Arte abstrata do artista holandês Piet Mondrian – ( 1872 - 1944), diferente de uma pintura figurativa.

TEMAS 2 E 3 -   BIDIMENSIONALIDADE E TRIDIMENSIONALIDADE:
·    
     PRODUÇÕES BIDIMENSIONALIDADE POSSUEM DUAS DIMENSÕES, LARGURA E ALTURA, SÃO PLANAS COMO UM DESENHO, UMA GRAVURA OU UMA FOTO.

·         A ESCULTURA É UMA MODALIDADE VISUAL “TRIDIMENSIONAL”, COM 3 DIMENSÕES:

LARGURA, ALTURA E PROFUNDIDADE, QUE PODE SER APRECIADA POR TODOS LADOS.

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES PARA SEREM ENTREGUES À AVALIAÇÃO E REGISTROS DE PROFESSORES DE ARTE NAS AULAS PRESENCIAIS:

NUM PAPEL SULFITE, COLE UMA FIGURA COM PINTURA BIDIMENSIONAL E OUTRA FIGURA TRIDIMENSIONAL (COLAGEM) BRANCO/PRETO OU COLORIDAS;
EM OUTRO SULFITE, COLE UMA FIGURA QUE SEJA “GRAVURA” E UMA FIGURA   -            QUE SEJA “FOTOGRAFIA”.

NUM OUTRO SULFITE DESENHE ALGO BIDIMENSIONAL BEM SIMPLES (NÃO COLAGEM) E DESNHE UMA FIGURA TRIDIMENSIONAL;
 OBS- As figuras para colagem você poderá encontrar em revistas, internet, jornais,etc.


FOTOGRAFIA - É UMA MODALIDADE DA LINGUAGEM VISUAL. ELA SOFREU INÚMERAS TRANSFORMAÇÕES, TANTO EM SUA FORMA DE PRODUÇÃO COMO EM SUA PRESENÇA NO MUNDO DAS ARTES.

- INVESTIGUE SOBRE ELA NAS REDES SOCIAIS PARA SEU CONHECIMENTO, SUA HISTÓRIA, AS FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO, SUAS IMAGENS E INTENÇÕES, CONSIDERADO COMO UM DOS MAIORES FOTÓGRAFOS DA ATUALIDADE NO BRASIL E MUNDO. SEU TRABALHO PRIVILEGIA O REGISTRO DE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS.

# VISITE O SITE OFICIAL DESTE ARTISTA EM:

ATUALMENTE COM A DIFERENTES TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, AS FOTOS PODEM SER ADULTERADAS, MODIFICADAS.  PESSOAS PODEM SER INCLUIDAS OU RETIRADAS OU TRANSFORMADAS, ETC.

-QUAL É SUA OPINIÃO A ESSE RESPEITO?  (RELATE POR ESCRITO).

TRIDIMENSIONALIDADE- AS ESCULTURAS EM GERAL, PODEM SER PRODUZIDAS DE DIFERENTES MATERIAIS COMO PEDRAS, MÁRMORE, BRONZE, CHUMBO, MADEIRA E TANTOS OUTROS.   -    PESQUISE IMAGENS COMO:

·         IMAGEM BUSTO DO HISTORIADOR GREGO HERÓDOTO, PARA VC APRECIAR;
·       
           PSIQUÊ REVIVIDA PELO BEIJO DE EROS, ANTONIO CANOVA. (1793);

DE LÁ PRA CÁ, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, A ESCULTURA AFASTOU-SE DO TRADICIONAL EM BUSCA DE RENOVAÇÕES NA ARTE: ABSTRATA OU FIGURATIVA.

  PESQUISE AS IMAGENS TAMBÉM:

·         A MONTANHA AZUL, 1965 DE CACIPORÉ TORRES- ESCULTURA EM FERRO,

·         PORTADORA DE PERFUME, 1923 – VICTOR BRECHERET,

·         SONIA EBLING.  LUIZA, 2000 – ESCULTURA EM BRONZE,

·         O BEIJO, 1907, CONSTANTIN BRANCUSI.

*   EXERCÍCIO/ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE À AVALIAÇÃO E REGISTROS AOS PROFS ARTE:

1- VOCÊ REALIZARÁ UM TRABALHO, CRIANDO ALGO QUE NÃO EXISTE E QUE TERÁ FORMAS, CORES, VOLUMES E DIMENSÕES, ESCOLHIDOS POR VOCÊ E QUE SERÁ PRODUZIDO DE SUA IMAGINAÇÃO ( ALGO ABSTRATO ).

EXPLICAÇÃO:
·    
     COM PAPELÃO GROSSO DE CAIXA, DESENHE 2 QUADRADOS, 3 RETÂNGULOS, DOIS CÍRCULOS E 4 TRIÂNGULOS.  O TAMANHO DAS FORMAS FICA A SEU CRITÉRIO, PODENDO SER UM MAIOR QUE OUTRO OU IGUAIS.  AGORA, RECORTE-OS, COLE PAPEL COLORIDO EM UMA DAS FACE DE CADA FIGURA OU PINTE.   VOCÊ VAI UNIR UMA FORMA À OUTRA COM DUREX TRANSPARENTE OU COLA, FORMANDO ALGO QUE FIQUE EM PÉ OU SEJA TRIDIMENSIONAL, UMA ESCULTURA ABSTRATA.   PRONTO!

 AGORA É SÓ VOCÊ GUARDÁ-LA PARA LEVAR À ESCOLA AOS PROFS. DE ARTE PARA AVALIAÇÃO E REGISTRO DA ATIVIDADE PRODUZIDA POR VOCÊ.

FINALIZAMOS A UNIDADE 3 DO VOLUME 1.

BONS ESTUDOS ON LINE!       
VAMOS EM FRENTE!


 A R T E
    ENSINO  MÉDIO   -    ROTEIRO DE ESTUDO            UNIDADE 4 -VOLUME 1 - DANÇA E CULTURA

TEMAS :   1-    AS LINGUAGENS DA ARTE; DANÇA
                          2-     DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS: TRADIÇÃO E CULTURA

TEMA 1 – DANÇA:

DANÇA E UMA ARTE QUE JÁ EXISTE DESDE A PRÉ-HISTÓRIA.  TODOS OS POVOS E EM TODAS AS ÉPOCAS, DESENVOLVERAM ALGUM TIPO DE DANÇA, QUE EXPRESSAM IDÉIAS E SENTIMENTOS COMO HOJE.   NO BRASIL, HÁ MUITAS DANÇAS QUE PRESERVAM MEMÓRIAS E TRADIÇÕES DE POVOS POR VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS.
VOCÊ JÁ VIU UMA APRESENTAÇÃO DE BALÉ?

ENTÃO PESQUISE EM SITES OU YOUTUBE E FAÇA UM “TOUR” PELAS DANÇAS:

1- O LAGO DOS CISNES, ROYAL BALLET RUSSO, 2008

2- A HISTÓRIA DA DANÇA E DO BALÉ

3- A DANÇA EM DIFERENTES CULTURAS

4- DANÇA TAILANDESA, LOY KRATHONG

5- REPRESENTAÇÃO DA DANÇA EGÍPCIA

6- DANÇAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS

7- DANÇARINOS DO CHINESE ART ENSEMBLE NO ESPETÁCULO MIL MÃOS

8- DANÇA DA ETNIA  PARESI, JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS. CUIABÁ 2013    O MODERNO E O CONTEMPORÂNEO NA DANÇA:
  
BUSQUE CONHECER A DANÇA MODERNA ATRAVÉS DA INTERNET QUE FALE SOBRE A DANÇARINAS FAMOSAS DA ÉPOCA: ISADORA DUNCAN, MARTHA GRAHAN , SUAS TÉCNICAS DE DANÇA E ESTILOS PRÓPRIOS.  VOCÊ PODERÁ OBTER VIA ONLINE, A BIOGRAFIA DE CADA UMA PARA SEU CONHECIMENTO E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE/EXERCÍCIO.

 DANÇA CONTEMPORÂNEA  –  TEVE INÍCIO NOS ANOS 1960 COM MAIOR LIBERDADE de EXPRESSÃO E REFERÊNCIAS MODERNAS, CLÁSSICAS E POPULARES. AS DANÇAS CONTEMPORÂNEAS PODEM ACONTECER A CÉU ABERTO COMO PRAÇAS PÚBLICAS E OUTROS.

PASSEIE PELO SITE AGORA E VEJA:

  - ESPETÁCULO GRÃO, TEATRO GEO, INSTITUTO TOMIE OHTAKE, SP, 2013.

- PINA BAUSCH 9 1940-2009)

- FILME PINA- DIREÇÃO DE WIM WENDERS, 2011 REALIZADO EM SUA HOMENAGEM.

*  NO FINAL DO SÉC. XX, A DANÇA EM CADEIRA DE RODAS COMEÇOU A GANHAR VISIBILIDADE NO BRASIL.  ENTÃO VEJA NO SITE: CAMPEONATO DE DANÇA EM CADEIRA DE RODAS “ Inverno russo” em São PETERSBURGO, RÚSSIA.

TEMA 2

 -   DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS: TRADIÇÃO E CULTURA.

-   UTILIZANDO A INTERNET OBSERVE AS IMAGENS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE DANÇAS POPULARES NO BRASIL:     
·         FREVO
·         FORRÓ
·         DANÇA PAU DE FITA
·         SAMBA
·         DANÇA DO CATERETÊ OU CATIRA
·         MARACATU

VISTO ISSO, AGORA VEJA A IMAGEM DE HENRI MATISSE: “ A DANÇA, 1910/PINTURA E APRECIE

+  FAÇA O EXERCÍCIO/ATIVIDADE A SEGUIR POR ESCRITO:

1- QUAL A RELAÇÃO ENTRE A OBRA DE ARTE DE MATISSE E AS IMAGENS DAS 
DANÇAS INDÍGENAS?

2- QUAL É O TEMA DA PINTURA?

3- O QUE SIGNIFICA DANÇA CIRCULAR?

4- FAÇA UMA RESENHA SOBRE PESQUISA  DA DANÇA DOS TARAIRIUS/TAPUIAS, DANÇA INDÍGENA E VEJA A OBRA DE ARTE PINTURA DE ALBERT ECKHOUT: dança dos 
tarairius/Tapuias, pintura óleo sobre tela.  FAÇA UMA RELEITURA COMPARATIVA DE AMBAS:

A) O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ?

B) OBSERVANDO A CENA RETRATADA, COMO VOCÊ DESCREVERIA A MOVIMENTAÇÃ0 DOS INDÍGENAS?

C) COMPARE A DANÇA DE HENRI MATISSE E A DANÇA DOS TAPUIAS (ALBERT), QUAIS AS PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS OBRAS?

+  DANÇA AFRO-BRASILEIRA, COMEMORAÇÃO E LUTA – A CAPOEIRA.

INVESTIGUE NA INTERNET- CONHECIMENTOS DA HISTÓRIA DA CAPOEIRA, CELEBRAÇÕES, PRÁTICAS, HABILIDADES, CRENÇAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO E CONSIDERADA : PATRIMÔNIO IMATERIAL NACIONAL



                         F I M

     VOCÊ TERMINOU O VOLUME 4

                  PORTANTO

       TERMINOU O VOLUME 1
                   PARABÉNS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário