A R T E
ENSINO
MÉDIO - ROTEIRO DE
ESTUDO
VOLUME 1 - UNIDADE 1
A UNIDADE 1: É COMPOSTO DE 2 TEMAS DE ESTUDO E
ATIVIDADES,CADA TEMA HÁ OS CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS:
TEMAS UNIDADE
1 - 1- O QUE SÃO LINGUAGENS DE ARTE?
2- O TEATRO COMO LINGUAGEM.
OBSERVAÇÃO: CADA TEMA HÁ CONTEÚDO PARA ESTUDO E EXERCÍCIOS/ATIVIDADES
PARA SEREM REALIZADOS EM PESQUISAS, BUSCAS E INVESTIGAÇÕES PELA INTERNET EM
VÁRIOS CANAIS: GOOGLE, YOUTUBE, FACEBOOK
OU OUTROS. ESTUDO ONLINE.
TEMA 1 - NESTE TEMA, SERÁ FEITA UMA BREVE
APRESENTAÇÃO SOBRE A DANÇA, ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO. VOCÊ CONHECERÁ ELEMENTOS EXPRESSIVOS POR
MEIO DOS QUAIS
AS PRODUÇÕES NAS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS SÃO CONCRETIZADAS.
ASSISTA
A ESSES VÍDEOS QUE MOSTRAM COMO OS ARTISTAS EMPREGAM RECURSOS EXPRESSIVOS NA
COMPOSIÇÃO DOS TRABALHOS: CORES, TRAÇOS, TEXTURA, LUZES, ETC.
Youtube:
NA FAIXA PESQUISAR, DIGITE – ARTISTA PLÁSTICO PAULO POSTA E OBRAS, ABRE-O
E APRECIE OS VÍDEOS.
Youtube
– PESQUISE: FOTOGRAFIA INAÊ COUTINHO E ASSISTA AOS VÍDEOS;
REALIZE UMA SÍNTESE/RESUMO SOBRE O CONTEÚDO DE
CADA ARTISTA QUE VOCÊ VIU, POR ESCRITO EM PAPEL ALMAÇO OU OUTRO, PARA
APRESENTAR AOS PROFESSOR DE ARTE, NAS AULAS PRESENCIAIS, QUANDO VOLTAREM, PARA
AVALIAÇÃO E REGISTROS;
LER E
PESQUISAR EM DICIONÁRIOS OU NA INTERNET: TEXTOS NAS LINGUAGENS DA ARTE: EXPRESSÃO VERBAL/ORAL E NÃO VERBAL/ESCRITA.
ATIVIDADE 1 - DANÇA
– PESQUISE FOTOS E OU VÍDEOS DE DANÇAS, POE EXEMPLO: CASAL DE BAILARINOS
DURANTE APRESENTAÇÃO DO BALÉ ROMEU E JULIETA NA ROYAL ÓPERA HOUSE, DE
LONDRES. ESCREVA SOBRE OS SENTIMENTOS
OU IDÉIAS QUE CADA IMAGEM TRANSMITIU A VOCÊ;
ATIVIDADE 2 –
MÚSICA – ASSISTA AO VÍDEO PELO YOUTUBE A UMA APRESENTAÇÃO DE UMA – ORQUESTRA
SINFÔNICA – E RELATE OS SENTIMENTOS QUE ELA TRANSMITIU A VOCÊ.
ATIVIDADE 3 –
ARTES VISUAIS – APRECIE A OBRA DE PABLO PICASSO: RETRATO DE MARIE-THÉRÈSE,
1937, ÓLEO SOBRE TELA, MUSEU PICASSO, PARIS/FRANÇA. RELATE O QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO;
ATIVIDADE 4 –
TEATRO – IMAGINE UMA CENA TEATRAL COM VÁRIOS ATORES, EXPRESSÕES FACIAIS E
GESTUAIS, FIGURINO, CENÁRIO (SE NÃO CONSEGUIR IMAGINAR, PESQUISE). VOCÊ PODERÁ
ESCREVER QUALQUER SENTIMENTO QUE IMAGINOU OU VIU: DE ALEGRIA, TRISTEZA, TENSÃO,
SUSPENSE, MEDO, COMÉDIA, FATOS, ETC.
TEMA 2 - O TEATRO COMO LINGUAGEM/ O TEATRO EM CENA. VEJA
SOBRE O TEMA ACIMA EM PESQUISA: “TEATRO, UM ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO E OS
VÁRIOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS PARA UM ESPETÁCULO TEATRAL, TEATRO E TRABALHO”.
ATIVIDADE 1 DESTE
TEMA: (PARA SEREM ENTREGUES AOS PROFS. DE ARTE)
1- QUAL
DAS PROFISSÕES RELACIONADAS AO TEATRO VOCÊ ESCOLHERIA? POR QUE?
2- IMAGINE
QUE VOCÊ É UM PRODUTOR TEATRAL E IRÁ PRODUZIR UM ESPETÁCULO. QUAIS SÃO AS SUAS
PRINCIPAIS FUNÇÕES PARA FAZER O ESPETÁCULO ACONTECER?
3- VOCÊ
É O AUTOR, DRAMATURGO, SOBRE O QUÊ GOSTARIA DE ESCREVER? POR QUÊ?
4- EM
UM PAPEL SULFITE BRANCO, FAÇA UM CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DESTA PEÇA QUE CRIOU,
COLOCANDO O LOCAL, DATA E HORÁRIO, E PARA A COMUNICAÇÃO SEJA BEM PRECISA E
CHAMATIVA, PODE-SE USAR CORES, DESENHOS, LETRAS, COLAGENS, PINTURAS OU O QUE
VOCÊ DISPUSER.
SUB-TÍTULO: TEATRO- O INÍCIO;
FAÇA
UMA PESQUISA RESUMIDA DA HISTÓRIA DO TEATRO NA ANTIGUIDADE NA GRÉCIA ANTIGA E
DO TEATRO NO OCIDENTE /AMÉRICAS E RELATE OS DOIS DRAMATURGOS QUE MARCARAM
DIFERENTES ÉPOCAS (RELATE DADOS PRINCIPAIS), COMO ATIVIDADE 1:
1- WILLIAN
SHAKESPEARE (1564 -1616)
2- DRAMATURGO
BRASILEIRO NELSON RODRIGUES (1912-1980)
ATIVIDADE
2- Pesquisar e apreciar a uma peça teatral “AUTO DA COMPADECIDA” no youtube, e
veja também a peça “O AVARENTO” escrita por Molière (1622-1673), interpretada
Paulo Autran. Nos relatos observe o
figurino, a história, onde acontece, questões sociais que apresentam, o poder
contrastando com o amor, a paixão, as razões da existência humana. Registre seus
comentários por escrito, elaborando uma síntese/resumo de ambas peças teatrais.
Atividade a ser entregue para avaliação dos professores de arte ao voltarem as
aulas.
FINALIZAMOS
AQUI A UNIDADE 1
BONS
ESTUDOS ON LINE!
VAMOS
EM FRENTE!
A R T E
ENSINO MÉDIO -
ROTEIRO DE
ESTUDO
UNIDADE 2 - VOLUME
1
TEMAS : 1- AS LINGUAGENS DA ARTE : A MÚSICA.
2- UM
OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR.
TEMA 1- A
MÚSICA É UM MODO DE EXPRESSÃO. CONCEITOS E ELEMENTOS, MANIFESTAÇÕES DA MÚSICA
POPULAR BRASILEIRA COMO O LUNDU E A MODINHA.
TIPOS DE SONS: OUVIR É DIFERENTE DE ESCUTAR. OUVIR É PERCEBER OS SONS SEM PRESTAR
ATENÇÃO. ESCUTAR É IR ALÉM DE OUVIR, É
ESTAR ATENTO E INTERESSADO NO SOM, PRESTAR ATENÇÃO NELE, SEJA O SOM DE UMA
ORQUESTRA, CANTO DE PÁSSAROS, TROVÕES, RUÍDOS, SIRENE DE CARRO BOMBEIROS,
BUZINAS AUTOMÓVEIS, DENTRE TANTOS SONS NATURAIS PRODUZIDOS PELA NATUREZA: ONDAS
DO MAR, PÁSSAROS, VOZES, CHUVA, VENTO, TROVÃO, TUDO QUE É DA NATUREZA OS SONS
CULTURAIS SÃO AQUELES PRODUZIDOS PELO SER HUMANO: SOM DE MÁQUINAS,INSTRUMENTOS
MUSICAIS, MOTORES, FÁBRICAS, ORQUESTRAS E BANDAS.
VEJA
AGORA: COMPREENDENDO A MÚSICA: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136>
Pesquise
sobre os parâmetros do som ou propriedades do som, elementos básicos da linguagem
musical e identifique a cada um. Veja
o que é NAIPE numa orquestra sinfônica, as famílias de instrumentos que o
compõem. E também, quais os instrumentos
musicais que fazem parte de cada família de naipe.
Pesquise
no youtube “O encanto da música erudita” e faça um pequeno resumo
sobre música Erudita, como atividade avaliativa.
NOTA -
SOM OU RUÍDO EM GRANDE INTENSIDADE É PREJUDICIAL AO HOMEM.
INSTRUMENTOS
MUSICAIS NÃO CONVENCIONAIS E INTRUMENTOS CONVENCIONAIS:
ASSISTA
AGORA AO VÍDEO “ A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE” QUE SE ENCONTRA NO BLOG DO CEEJA
EM ARTE – VOLUME 1, OU NA INTERNET, PARA SEU CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM.
TEMA 2 – “UM
OLHAR SOBRE A MÚSICA POPULAR”
BUSQUE
NO BLOG DO CEEJA EM ARTE OU YOUTUBE SOBRE O LUNDU, ANOTANDO TODA SUA HISTÓRIA E
PERCURSO NA MÚSICA, DANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA CUTURA AFRO-BRASILEIRA.
ATIVIDADES/EXERCÍCIOS: RESPONDA AS QUESTÕES POR ESCRITO:
1- RUGENDAS
RETRATA EM SUA OBRA UMA DANÇA QUE DEMONSTRA A INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULTURA
BRASILEIRA?
2- A
MANIFESTAÇÃO CULTURAL LUNDU É UMA ARTE AFRO-BRASILEIRA?
3- QUAIS
OS PRINCIPAIS INTRUMENTOS MUSICAIS QUE SE UTILIZA NO LUNDU?
4- O
JONGO, O TAMBOR DE CRIOULA E O SAMBA DE RODA TÊM O MESMO RÍTIMO
E GESTOS DE
DANÇA DO LUNDU?
5- O
QUE SABE SOBRE A “UMBIGADA”?
A
MODINHA:
FAÇA
UMA INVESTIGAÇÃO NA INTERNET O QUE FOI A MODINHA NO BRASIL, SEU PRIMEIRO COMPOSITOR,
A SERENATA, CHIQUINHA GONZAGA, SEUS DESAFIOS À SOCIEDADE DA ÉPOCA, SUA
INFLUÊNCIA NOS RANCHOS CARNAVALESCOS.
PARA
VOCÊ ASSISITIR A ALGUNS TRECHOS E CONHECER A TRILHA SONORA, VALE A PENA ACESSAR
O SITE
EXERCÍCIO
PARA AVALIAÇÃO: FAÇA UM RESUMO DA BIOGRAFIA DA COMPOSITORA CHIQUINHA
GONZAGA E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA NA ÉPOCA.
- PRONTO! FINALIZAMOS A UNIDADE 2 DESTE VOLUME
BONS ESTUDOS ON LINE!
VAMOS EM FRENTE!
VAMOS PARA A UNIDADE 3
- AVANTE!
CEEJA PROFA.
CECÍLIA DULTRA CARAM – RIBEIRÃO PRETO - 2020
A R T E
ENSINO MÉDIO -
ROTEIRO DE
ESTUDO
UNIDADE 3 -
VOLUME 1
TEMAS:
1- AS LINGUAGENS DA ARTE: ARTES VISUAIS.
2- BIDIMENSIONALIDADE.
3- TRIDIMENSIONALIDADE.
TEMA 1
– LINGUAGEM DA ARTE: ARTES VISUAIS - NESTE TEMA, VOCÊ PRECISA CONHECER E ESTUDAR
ALGUMAS MODALIDADES DAS ARTES VISUAIS COMO A PINTURA, DESENHO A FOTOGRAFIA, A
GRAVURA E A ESCULTURA.
·
FAÇA UMA INVESTIGAÇÃO NA INTERNET- COMO
EXPRESSAR UMA IDÉIA POR MEIO DAS ARTES VISUAIS?
E DESCREVA UM PEQUENO RESUMO SOBRE SUA PESQUISA.
·
HÁ OBRAS QUE PODEM SER “FIGURATIVAS” , QDO
REPRESENTA ALGO DE FÁCIL RECONHECIMENTO E A “ABSTRATA” QUANDO NÃO FIGURATIVA,
REPRESENTA ALGO NÃO IDENTIFICÁVEL.
PROCURE NO GOOGLE A IMAGEM DESTA OBRA: “ A FAMÍLIA” da artista
brasileira Tarsila do Amaral, que é uma obra figurativa (1925).
AGORA,
veja um exemplo de Arte abstrata do artista holandês Piet Mondrian – ( 1872 - 1944),
diferente de uma pintura figurativa.
TEMAS
2 E 3 - BIDIMENSIONALIDADE E
TRIDIMENSIONALIDADE:
·
PRODUÇÕES BIDIMENSIONALIDADE POSSUEM DUAS
DIMENSÕES, LARGURA E ALTURA, SÃO PLANAS COMO UM DESENHO, UMA GRAVURA OU UMA
FOTO.
·
A ESCULTURA É UMA MODALIDADE VISUAL
“TRIDIMENSIONAL”, COM 3 DIMENSÕES:
LARGURA,
ALTURA E PROFUNDIDADE, QUE PODE SER APRECIADA POR TODOS LADOS.
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES
PARA SEREM ENTREGUES À AVALIAÇÃO E REGISTROS DE PROFESSORES DE ARTE NAS AULAS
PRESENCIAIS:
NUM
PAPEL SULFITE, COLE UMA FIGURA COM PINTURA BIDIMENSIONAL E OUTRA FIGURA
TRIDIMENSIONAL (COLAGEM) BRANCO/PRETO OU COLORIDAS;
EM
OUTRO SULFITE, COLE UMA FIGURA QUE SEJA “GRAVURA” E UMA FIGURA - QUE SEJA “FOTOGRAFIA”.
NUM
OUTRO SULFITE DESENHE ALGO BIDIMENSIONAL BEM SIMPLES (NÃO COLAGEM) E
DESNHE UMA FIGURA TRIDIMENSIONAL;
OBS- As figuras para colagem você poderá
encontrar em revistas, internet, jornais,etc.
FOTOGRAFIA - É UMA
MODALIDADE DA LINGUAGEM VISUAL. ELA SOFREU INÚMERAS TRANSFORMAÇÕES, TANTO EM
SUA FORMA DE PRODUÇÃO COMO EM SUA PRESENÇA NO MUNDO DAS ARTES.
-
INVESTIGUE SOBRE ELA NAS REDES SOCIAIS PARA SEU CONHECIMENTO, SUA HISTÓRIA, AS
FOTOGRAFIAS DE SEBASTIÃO SALGADO, SUAS IMAGENS E INTENÇÕES, CONSIDERADO COMO UM
DOS MAIORES FOTÓGRAFOS DA ATUALIDADE NO BRASIL E MUNDO. SEU TRABALHO PRIVILEGIA
O REGISTRO DE QUESTÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS.
#
VISITE O SITE OFICIAL DESTE ARTISTA EM:
ATUALMENTE
COM A DIFERENTES TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS, AS FOTOS PODEM SER ADULTERADAS,
MODIFICADAS. PESSOAS PODEM SER INCLUIDAS
OU RETIRADAS OU TRANSFORMADAS, ETC.
-QUAL
É SUA OPINIÃO A ESSE RESPEITO? (RELATE
POR ESCRITO).
TRIDIMENSIONALIDADE-
AS ESCULTURAS EM GERAL, PODEM SER PRODUZIDAS DE DIFERENTES MATERIAIS COMO
PEDRAS, MÁRMORE, BRONZE, CHUMBO, MADEIRA E TANTOS OUTROS. -
PESQUISE IMAGENS COMO:
·
IMAGEM BUSTO DO HISTORIADOR GREGO HERÓDOTO,
PARA VC APRECIAR;
·
PSIQUÊ REVIVIDA PELO BEIJO DE EROS, ANTONIO
CANOVA. (1793);
DE LÁ
PRA CÁ, NO INÍCIO DO SÉCULO XX, A ESCULTURA AFASTOU-SE DO TRADICIONAL EM BUSCA
DE RENOVAÇÕES NA ARTE: ABSTRATA OU FIGURATIVA.
PESQUISE AS IMAGENS TAMBÉM:
·
A MONTANHA AZUL, 1965 DE CACIPORÉ TORRES-
ESCULTURA EM FERRO,
·
PORTADORA DE PERFUME, 1923 – VICTOR BRECHERET,
·
SONIA EBLING.
LUIZA, 2000 – ESCULTURA EM BRONZE,
·
O BEIJO, 1907, CONSTANTIN BRANCUSI.
* EXERCÍCIO/ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE À
AVALIAÇÃO E REGISTROS AOS PROFS ARTE:
1-
VOCÊ REALIZARÁ UM TRABALHO, CRIANDO ALGO QUE NÃO EXISTE E QUE TERÁ FORMAS,
CORES, VOLUMES E DIMENSÕES, ESCOLHIDOS POR VOCÊ E QUE SERÁ PRODUZIDO DE SUA
IMAGINAÇÃO ( ALGO ABSTRATO ).
EXPLICAÇÃO:
·
COM PAPELÃO GROSSO DE CAIXA, DESENHE 2
QUADRADOS, 3 RETÂNGULOS, DOIS CÍRCULOS E 4 TRIÂNGULOS. O TAMANHO DAS FORMAS FICA A SEU CRITÉRIO,
PODENDO SER UM MAIOR QUE OUTRO OU IGUAIS.
AGORA, RECORTE-OS, COLE PAPEL COLORIDO EM UMA DAS FACE DE CADA FIGURA OU
PINTE. VOCÊ VAI UNIR UMA FORMA À OUTRA
COM DUREX TRANSPARENTE OU COLA, FORMANDO ALGO QUE FIQUE EM PÉ OU SEJA
TRIDIMENSIONAL, UMA ESCULTURA ABSTRATA.
PRONTO!
AGORA É SÓ VOCÊ GUARDÁ-LA PARA LEVAR À ESCOLA
AOS PROFS. DE ARTE PARA AVALIAÇÃO E REGISTRO DA ATIVIDADE PRODUZIDA POR VOCÊ.
FINALIZAMOS
A UNIDADE 3 DO VOLUME 1.
BONS ESTUDOS ON LINE!
VAMOS EM FRENTE!
A R T E
ENSINO MÉDIO
- ROTEIRO DE ESTUDO UNIDADE 4 -VOLUME 1 - DANÇA E CULTURA
TEMAS :
1- AS LINGUAGENS DA ARTE; DANÇA
2- DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS: TRADIÇÃO E
CULTURA
TEMA 1 – DANÇA:
DANÇA E UMA ARTE QUE JÁ EXISTE DESDE A PRÉ-HISTÓRIA. TODOS OS POVOS E EM TODAS AS ÉPOCAS, DESENVOLVERAM ALGUM TIPO DE DANÇA, QUE EXPRESSAM
IDÉIAS E SENTIMENTOS COMO HOJE. NO BRASIL,
HÁ MUITAS DANÇAS QUE PRESERVAM MEMÓRIAS E TRADIÇÕES DE POVOS POR VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS.
VOCÊ JÁ VIU UMA APRESENTAÇÃO DE BALÉ?
ENTÃO PESQUISE EM SITES OU YOUTUBE E FAÇA UM “TOUR” PELAS
DANÇAS:
1- O LAGO DOS CISNES, ROYAL BALLET RUSSO, 2008
2- A HISTÓRIA DA DANÇA E DO BALÉ
3- A DANÇA EM DIFERENTES CULTURAS
4- DANÇA TAILANDESA, LOY KRATHONG
5- REPRESENTAÇÃO DA DANÇA EGÍPCIA
6- DANÇAS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS
7- DANÇARINOS DO CHINESE ART ENSEMBLE NO ESPETÁCULO MIL MÃOS
8- DANÇA DA ETNIA
PARESI, JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS. CUIABÁ 2013 O MODERNO E O CONTEMPORÂNEO NA DANÇA:
BUSQUE CONHECER A
DANÇA MODERNA ATRAVÉS DA INTERNET QUE FALE SOBRE A DANÇARINAS FAMOSAS DA
ÉPOCA: ISADORA DUNCAN, MARTHA GRAHAN , SUAS TÉCNICAS DE DANÇA E ESTILOS
PRÓPRIOS. VOCÊ PODERÁ OBTER VIA ONLINE, A
BIOGRAFIA DE CADA UMA PARA SEU
CONHECIMENTO E COMO ATIVIDADE AVALIATIVA DE ARTE/EXERCÍCIO.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
– TEVE INÍCIO NOS ANOS 1960 COM
MAIOR LIBERDADE de EXPRESSÃO E
REFERÊNCIAS MODERNAS, CLÁSSICAS E POPULARES. AS DANÇAS CONTEMPORÂNEAS PODEM ACONTECER
A CÉU ABERTO COMO PRAÇAS PÚBLICAS E OUTROS.
PASSEIE PELO SITE
AGORA E VEJA:
- ESPETÁCULO GRÃO,
TEATRO GEO, INSTITUTO TOMIE OHTAKE, SP, 2013.
- PINA BAUSCH 9 1940-2009)
- FILME PINA- DIREÇÃO DE WIM WENDERS, 2011 REALIZADO EM SUA
HOMENAGEM.
* NO FINAL DO SÉC.
XX, A DANÇA EM CADEIRA DE RODAS COMEÇOU A GANHAR VISIBILIDADE NO BRASIL. ENTÃO VEJA
NO SITE: CAMPEONATO DE DANÇA EM CADEIRA DE RODAS “ Inverno russo” em São PETERSBURGO, RÚSSIA.
TEMA 2
- DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS: TRADIÇÃO E
CULTURA.
- UTILIZANDO A
INTERNET OBSERVE AS IMAGENS SOBRE MANIFESTAÇÕES DE DANÇAS POPULARES NO
BRASIL:
·
FREVO
·
FORRÓ
·
DANÇA PAU DE FITA
·
SAMBA
·
DANÇA DO CATERETÊ OU CATIRA
·
MARACATU
VISTO ISSO, AGORA VEJA A IMAGEM DE HENRI MATISSE: “ A DANÇA,
1910/PINTURA E APRECIE
+ FAÇA O EXERCÍCIO/ATIVIDADE
A SEGUIR POR ESCRITO:
1- QUAL A RELAÇÃO ENTRE A OBRA DE ARTE DE MATISSE E AS
IMAGENS DAS
DANÇAS INDÍGENAS?
2- QUAL É O TEMA DA PINTURA?
3- O QUE SIGNIFICA DANÇA CIRCULAR?
4- FAÇA UMA RESENHA SOBRE PESQUISA DA DANÇA DOS TARAIRIUS/TAPUIAS, DANÇA
INDÍGENA E VEJA A OBRA DE ARTE PINTURA DE ALBERT ECKHOUT: dança dos
tarairius/Tapuias,
pintura óleo sobre tela. FAÇA UMA
RELEITURA COMPARATIVA DE AMBAS:
A) O QUE ESSA IMAGEM REPRESENTA PARA VOCÊ?
B) OBSERVANDO A CENA RETRATADA, COMO VOCÊ DESCREVERIA A
MOVIMENTAÇÃ0 DOS INDÍGENAS?
C) COMPARE A DANÇA DE HENRI MATISSE E A DANÇA DOS TAPUIAS
(ALBERT), QUAIS AS PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS OBRAS?
+ DANÇA
AFRO-BRASILEIRA, COMEMORAÇÃO E LUTA – A CAPOEIRA.
INVESTIGUE NA INTERNET- CONHECIMENTOS DA HISTÓRIA DA
CAPOEIRA, CELEBRAÇÕES, PRÁTICAS, HABILIDADES, CRENÇAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO E
CONSIDERADA : PATRIMÔNIO IMATERIAL NACIONAL
F I M
VOCÊ TERMINOU O VOLUME 4
PORTANTO
TERMINOU O VOLUME 1
PARABÉNS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário