segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO - ARTE - ENSINO MÉDIO VOLUME 2

 


A R T E     
    
ENSINO   MÉDIO   -    ROTEIRO DE 

ESTUDO


  
VOLUME 2 - UNIDADE 1 

 

                

CARO ALUNO(A), o VOLUME 2 também é composto de 4 Unidades de Estudo e em cada Unidade há Temas da linguagem da ARTE, para serem estudados e realização das atividades/exercícios:

 

UNIDADE 1- EM CENA O TEATRO.

 

TEMAS:   1- Elementos básicos do teatro,

                 2- Ação, tempo e espaço

 

Tema – 1: Elementos básicos do teatro:

 

O Objetivo deste tema é ajudar a entender a estrutura de um texto dramático e aprofundar conhecimentos sobre os elementos expressivos da obra teatral:

Personagens - Espaço cênico, palco-platéia, ação, iluminação, sonoplastia e outros. O teatro conta histórias.

Como contar uma história por meio do teatro? Ao criar uma peça teatral, o autor ou dramaturgo, pode iniciar pela escrita do texto. Algumas indicações a considerar quando escrever sua história: ONDE, QUEM, O QUÊ E QUANDO. 

Agora, realize uma busca no dicionário ou na internet, o que significa cada uma indicação acima e faça este exercício/atividade por escrito:

 

ATIVIDADE 1

a) PESQUISE um texto pequeno onde há diálogo entre duas ou mais pessoas e identifique no texto os elementos: onde, quem, quando e o quê.

 

b) Responda: quem é um Diretor de teatro? Atores? Cenário? Figurino? Iluminação? Dramaturgo? Maquiagem? Sonoplastia?

 

c) A OCUPAÇÃO do espaço cênico para atores e atrizes é utilizado dos planos de representação, ou seja através do corpo em uma cena podem estar em pé, sentado ou deitado no solo.  Complete:

Quando estão em pé na cena, estão em Plano_________________________

Quando estão deitados na cena no chão, estão em plano__________________

Quando estão sentados, agachados ou de joelhos, plano__________________

 

AS LUZES INDICAM QUAL O FOCO DA CENA. A SONOPLASTIA: ESCOLA DE MÚSICAS, SONS, RUIDOS QUE FARÃO PARTE DA CENA E É FUNDAMENTAL, COMO BARULHO DE CHUVA, VENTO, MAR, PORTAS RANGENDO, GALOPES DE CAVALOS, QUEDAS, TROPEÇOS, SONS ANIMAIS E OUTROS.

ASSISTA pelo YouTube às peças teatrais:

“DOIS PERDIDOS NUMA NOITE SUJA”, “NAVALHA NA CARNE”, “ABAJUR LILÁS”, todas de Plinio Marcos.

Sofreram muito com a censura que até artistas foram “exilados” durante a Ditadura no Brasil (procure o que quer dizer “exílio”.    Chico Buarque de Holanda (1944) e Marília Pêra (1943), tiveram grandes problemas com a censura no regime militar da época.

Dois grandes diretores de teatro; José Celso Martinez Corrêa (1937), do Teatro Oficina e Augusto Boal (1931-2009) do Teatro de Arena, foram exilados na época da ditadura.

 

EXERCÍCIOS:

 

Pesquise em biblioteca virtual e internet esse período do Brasil e como foi a censura nas Artes e faça um relato resumido como atividade para avaliação, que você entregará aos profs. de arte no retorno das aulas;

O QUE VOCÊ pensa sobre a censura em produções artísticas? Música, dança, pintura e desenho, teatro, cinema, circo, etc...

Todo artista deve ter total liberdade de expressão? Por quê?

Você acha que obras de arte ou manifestações artísticas podem ser instrumentos de denúncia?

ACREDITA que nos dias de hoje ainda exista alguma forma de censura? Comente.

 

Faça uma pesquisa sobre gênero dramático: texto cênico como contos, lendas,

Romances, poesias, crônicas, notícias, imagens, comédias e relate em resumo de cada um deles.

 

TEMA 2 - AÇÃO, TEMPO E ESPAÇO:

 

Como visto no tema 1, o teatro conta histórias, mostradas ao público pela interpretação dos atores e atrizes, que usam o corpo expressivo como portador de significados.

VOCÊ conheceu também os profissionais necessários para que a peça aconteça.

Veja um exemplo no texto” O REI DA VELA” de Oswald de Andrade, buscando pela internet e observe o trecho entre parênteses ou em itálico: é o que se chama de RÚBRICA, ou notação cênica.

 

Leia a Biografia online de Oswald de Andrade e maiores conhecimento;

- O texto “rei da vela” é do começo do século passado/1933 (peça em 3 atos), pesquise a letra e as palavras que você não conhecer busque no dicionário ou internet;

- Você vai se ater ao ATO I e responder às seguintes questões por escrito e leve aos professores para avaliação e registro, quando do retorno das aulas;

·         ONDE aconteceu a cena?

·         O QUE ACONTECE?

·         COMO É a descrição do cenário?

·         Existe alguma sugestão de sonoplastia? EM qual(is) trecho(s) em que aparece?

·         Dê exemplo de RUBRICA no texto do ATO I.

 

Agora você é o DRAMATURGO(A): Escreva um pequeno texto dramático.

 

PRONTO, TERMINAMOS A UNIDADE 1 - MUITO BEM!

 

 

 

UNIDADE 2-   VOLUME 2

 

TEMAS:       1- MÚSICA ERUDITA: PERÍODOS CLÁSSICO E ROMÂNTICO

                     2- MÚSICA POPULAR: BAIÃO E SAMBA

 

TEMA 1 - MÚSICA ERUDITA, clássica ou de concerto. São várias maneiras de chama-la. Surgiu no século IX e tem sido executada até os dias de hoje.

Neste tema o propósito é você obter informações e conhecimentos sobre os 2 períodos.

Específicos: O Classicismo e o Romantismo.

 

Investigue na internet música no classicismo e música no romantismo e aprecie.

Veja também no YouTube apresentação de Orquestra Sinfônica de SÃO PAULO;

 

Acesse e procure ouvir algumas músicas como:

 

a) As bodas de Fígaro (1786) de Mozart

 

b) 5ª sinfonia (1804-1808) – Beethoven

 

c) O Fortuna (1936), Carl Orff

 

E sinta as emoções, sentimentos, lembranças durante a escuta.

 

 Sabe o que é ÓPERA?  Procure em sua busca e se inteire sobre ela, procure ouvir algum trecho dela e perceba seus sentimentos.

MÚSICA VOCAL E INSTRUMENTAL E O SEU REGISTRO:

 

Música vocal é executada por uma ou mais vozes, acompanhada ou não por instrumentos musicais.  Quando somente voz sem instrumentos, chama-se CAPELA!

Para se escrever música, o compositor precisa utilizar os elementos dessa linguagem, harmonia, melodia, ritmo e parâmetros do som.

Depois de composta e registrada na PARTITURA, A MÚSICA é interpretada para instrumentistas e cantores. 

O MAESTRO/ regente é responsável por reger a orquestra. É ele quem coordena e orienta os músicos na execução da música.

 

-  ACESSE internet e ouça “FUR ELISE” (para Elisa) de Beethoven e aprecie!

A MÚSICA NO PERÍODO CLÁSSICO E OS ACONTECIMENTOS MUITO IMPORTANTES NA HISTÓRIA E O AVANÇO CIENTÍFICO, você vai saber pesquisando, então já!

Nesta época as músicas tinham principais características: O equilíbrio, a simetria, a objetividade, a disciplina, a moderação. Destacaram-se composições como as SONATAS, AS SINFONIAS, os QUARTETOS DE CORDAS (grupo formado de 4 instrumentos de cordas).

 

No classicismo, destacaram-se os músicos como MOZART E BEETHOVEN.

 

D I C A: PROCURE conhecer uma sinfonia e quarteto de cordas pela internet.

Busque também conhecer as BIOGRAFIAS dos grandes músicos da época; Mozart e Beethoven, você vai se surpreender!

O piano e o cravo são 2 instrumentos de teclas e cordas. Veja a diferença em sua pesquisa; a diferença faz que os timbres sejam distintos. Não sabe o que é TIMBRE? Veja agora e aprenda.

Você poderá assistir à alguns filmes da vida desses 2 artistas: “Amadeus” retrata a vida de Mozart e vale a pena ver. “Minha amada - Imortal” sobre a vida de Beethoven, interessante!

 

PERÍODO ROMÂNTICO:

 BUSQUE pela internet sobre período romântico na música e faça um relato dos pontos mais importantes que você encontrou sobre o romantismo no Brasil.

Pesquise sobre as BIOGRAFIAS DE CHOPIN E TCHAIKOSVSKY, figuras mais conhecidas desse período.

 

ANTONIO CARLOS GOMES, compositor brasileiro da época, marcante na história. Comente sobre ele, suas obras e veja sua importância como compositor da época. Literatura e música.

 

TEMA 2 – MÚSICA POPULAR:   BAIÃO E SAMBA

DOMINGUINHOS E NOEL ROSA são músicos do gênero baião e samba. Pesquise sobre o sucesso do baião desde 1940, sua origem, região do Brasil em que se destacou. Os instrumentos musicais característicos do baião como a zabumba, a sanfona e o triângulo; as composições mais conhecidas, as de maiores sucesso e descreva um resumo da história do REI DO BAIÃO, LUIZ GONZAGA e seu filho compositor GONZAGUINHA.

Conheça a temática do baião na música sobre a peça “TERRA ARDENDO”.

 

- FAMOSO COMPOSITOR NOEL ROSA – Investigue e conheça a BIOGRAFIA deste importante compositor brasileiro, criando o SAMBA – primeiro gênero musical popular, considerado uma das principais manifestações nacionais na música popular.

Ele surgiu na zona sul da Bahia, da mistura de ritmos africanos trazidos pelos negros escravizados e surgiu seu nascimento: O samba de origem, considerado uma das identidades do Brasil e faz parte de nossa cultura e de nossa história.

VEJA a modernização do samba e o sucesso dos grandes compositores, depois da primeira transmissão brasileira de rádio em 1922.

 

EXERCÍCIOS:

O primeiro samba gravado em disco de vinil foi pelo telefone, composto e interpretado por qual sambista?

 

Fale sobre a nacionalização do samba carioca.

Comente sobre as modificações no samba desde a década de 1960, que foram

mais de 10.

Três mulheres se destacaram o cenário do samba e marcaram história, quais foram elas?

O que significa samba de raiz?

Relate como foi o “samba” no período da escravidão no período colonial no Brasil.

Quais as influências do samba nos carnavais brasileiros até hoje?


OBS- Exercícios para serem realizados e entregues aos profs. de arte para avaliação e registro, quando ao retorno das aulas presenciais.

 

CHEGAMOS AO FINAL DA UNIDADE 2 -   PARABÉNS!

 


UNIDADE 3   - VOLUME 2

ASSUNTO:    ARTES VISUAIS.

TEMAS:   1- ARTE MODERNA

                 2- MODERNISMO NO BRASIL

VOCÊ VAI CONHECER ALGUNS DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DO MODERNISMO NA EUROPA: ARTISTAS, SUAS OBRAS E CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.  AS QUESTÕES QUE LEVARAM À REALIZAÇÃO DA “SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922”

NO BRASIL, NA CIDADE DE SÃO PAULO E ALGUNS DE SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES.

 

TEMA – 1:  ARTE MODERNA

 A história da ARTE MODERNA na Europa no final do século XIX e foi até além da década de 1960.

A ARTE MODERNA é composta por vários movimentos como: Expressionismo, Cubismo, Fauvismo, Surrealismo, Abstracionismo.

Vamos estudar alguns deles:

Pesquise e estude sobre o CUBISMO suas características, representantes, como representavam as figuras em suas obras e aprecie algumas delas. Um dos artistas cubista da época foi o famoso Pablo Picasso: veja sua Biografia, obras, a Obra dele: “GUERNICA” remete à cidade espanhola do mesmo nome e conheça suas intenções sobre ela. Na ESCULTURA de Jacques Lipchitz:” “Homem sentado com violão” em 1918, escultura em bronze. Perceba sua geometrização das formas, bem característica do movimento cubista.

FAUVISMO:  Conheça a BIOGRAFIA de HENRI MATISSE,(1869-1954), e ANDRÉ DERAIN (1880-1954), importantes representantes desse movimento artístico:

Site:  < https://www.henri-matisse,net> (2014)

EXPRESSIONISMO:  Pesquise online sobre o expressionismo e no BRASIL, seus principais artistas e obras, características. Faça um Tour sobre as variadas obras do expressionismo no Brasil.

SURREALISMO - Movimento artístico que surgiu por volta de 1920, logo após ao fim da 1ª guerra mundial.  VISITE virtualmente o surrealismo que privilegiava a representação de imagens do inconsciente, da loucura, das profundezas inexploradas da mente. Faça um tour pelas obras e artistas surrealistas. 

Leia Biografia de alguns deles e você ficará surpreendido de conhecer. Os mais importantes: Salvador Dalí,  René Magritte,  Marx Ernest, Juan Miró entre outros. Vale a pena!

 

TEMA 2 - MODERNISMO NO BRASIL

 

NESTE TEMA, VOCÊ VAI ESTUDAR O MODERNISMO NO BRASIL, SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES, SUAS OBRAS, ESPECIALMENTE A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922, QUE OCORREU EM SÃO APULO E FOI DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A RUPTURA COM A ARTE ACADÊMICA E A BUSCA DE UMA NOVA IDENTIDADE ARTÍSTICA NACIONAL.

Pesquise de como era o Brasil no início do século XX ainda uma república jovem a proclamação da república aconteceu / 1889.

Nas artes também ocorriam mudanças que acompanhavam essas transformações sociais. A grande precursora do modernismo no Brasil foi a paulistana ANITA CATARINA MALFATTI (1889-1964), veja a biografia dela, a pintura acadêmica e suas obras. ANITA foi duramente criticada, mas sua exposição foi a semente da Semana da Arte Moderna.

Outro importante precursor do modernismo foi Lasar Segall (1891-1957) que se mudou para o Brasil em 1923. Pesquise sobre ele, sua pintura expressionista mostra o drama humano e os sentimentos do artista que vivenciou a tragédia e os horrores da guerra.

 

EXERCÍCIOS: (para levar aos profs. de arte):

Pesquise sobre a SEMANA DE ARTE MODERNA/1922 e cite alguns principais artistas que participaram da SEMANA:

·         Na MÚSICA

·         Nas ARTES VISUAIS/ PINTURAS E ESCULTURAS

·         Na LITERATURA

Embora não tenha participado da Semana de 22, Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma grande representante do modernismo no Brasil. RELATE sobre sua biografia, obras, características que usou nesse movimento e em sua fase chamada PAU BRASIL.

Pelo YouTube, procure o vídeo Semana de Arte Moderna e faça um pequeno relato resumido com os pontos mais importantes.

Fale um pouco sobre alguns artistas que participaram da Semana: Victor Brecheret, Vicente do Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, ANITA Malfatti, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos.


 CHEGAMOS AO FINAL DA UNIDADE 3 -   PARABÉNS!

 

UNIDADE 4-   VOLUME  2

 

DANÇA, A ARTE DO MOVIMENTO

TEMAS:  1- DO CLÁSSICO PARA O MODERNO.

                2- A DANÇA DE RUA.

 

NESTA UNIDADE, VOCÊ ESTUDARÁ UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA E O QUE DIFERENCIA DA DANÇA CLÁSSICA.

AS HISTÓRIAS QUE ALGUMAS DANÇAS CONTAM POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DE MOVIMENTOS DIRIGIDOS PELO COREÓGRAFO.  SERÁ APRESENTADO A MODALIDADE DE DANÇA FAZENDO PARTE DO HIP HOP, O BREAKDANCE.

 

TEMA 1 – NARRATIVA: Em dança é possível narrar histórias através de 1 conjunto de gestos, movimentos e expressões corporais. O grande desafio de um coreógrafo é contar uma história por meio da DANÇA.

 

DANÇA MODERNA: Os movimentos que o corpo executa, a ausência de sapatilhas de Ponta, o uso de roupas leves, gestos livres e movimentos espontâneos.

Você conhecerá a teoria de LABAN.

Três balés românticos conhecidos mundialmente, que fazem parte de repertório de Dança Clássica e imagens de dançarinos representando as cenas.  

Veja na internet e conheça os 3 balés:

         1-   A BELA ADORMECIDA

          2-   O QUEBRA-NOZES

          3-   A MORTE DO CISNE

- APRECIE esses balés clássicos e conheça a sinopse de cada um.

O TEATRO BOLSHOI, localizado em Moscou, capital da Rússia, abriga uma das principais companhias de balé do mundo, fundado em 1776 e considerado PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE.

NO BRASIL, em Santa Catarina, a cidade de Joinville foi escolhida para receber a única escola do teatro Bolshoi fora da RÚSSIA, proporcionando cultura e formação em dança.

Para vc saber mais visite: < https://www.escolabolshoi.com.br> (2014)

 

EXERCÍCIOS: 

1- Faça anotações do texto/pesquisa: A dança aconta história 

2- Apresentar a sinopse de cada balé clássico (dos 3 citados) que você realizou a pesquisa e conhecimento.

 

A DANÇA MODERNA:

Foi na dança moderna que houve uma ruptura ao clássico na metade do século XVII.    Faça sua pesquisa sobre o assunto na internet, observando a transformação dos movimentos, a necessidade de criar com liberdade e a ousadia ade colocarem prática ideias inovadoras que contestavam o terino e a técnica exigidos pelo balé.  Se você estudou o volume 1 de arte, conheceu a história de Isadora Duncan e Martha Graham, duas precursoras da dança moderna. Outros coreógrafos importantes estiveram presentes na época.  Faça uma pesquisa virtual sobre RUDOLF VON LABAN (1878-1958) e conheça a grande revolução desta personalidade na evolução do balé moderno.

Veja as diferenças nos movimentos e na posição dos corpos na dança clássica e na dança moderna, através das redes sociais de pesquisa.

- Assista ao balé: A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA DE IGOR STRAVINSKY em São Petersburgo na Rússia.


EXERCÍCIOS ONLINE:    

1- Que história conta o balé Sagração da primavera?

2- Elabore um resumo/relato da biografia de LABAN como estudioso da dança moderna, os diferentes modos de registrar os movimentos para uma coreografia, - relate sobre a LABANOTAÇÃO, os princípios que ele criou para a linguagem corporal, as funções básicas do corpo humano: torcer, dobrar e esticar.  Relate os quatro fatores do movimento e os significados de cada um: fluência, espaço, peso e tempo.

Comente neste seu relato, a respeito do fator fluência, como o movimento pode ser: Fluxo contínuo, Fluxo controlado e Fluxo contínuo e controlado. E ainda em relação ao movimento, relate como podem ser em diferentes direções e diferentes níveis, fatores e aspectos utilizados em coreografias.

3- Veja os dançarinos de Rudolf Von Laban, estudioso da dança moderna, através do virtual, como são os movimentos e as posições de balé predominantes.  Nos movimentos dos corpos, quais funções você pode observar que fazem parte dos registros de Laban? 

 

TEMA 2 - A DANÇA DE RUA


Faz parte do movimento HIP-HOP, o chamado BREAKDANCE, por meio do qual você poderá verificar novas maneiras de se comunicar também por meio de movimentos.

- Pesquise sobre o movimento cultural Hip-Hop que surgiu no final da década de 1960, nos Estados Unidos e tratava de temas como conflitos sociais e violência urbana, por grupos afrodescendentes e latino-americanos, marginalizados naquele País.

- Faça uma importante pesquisa online sobre: A TEORIA DE LABAN PARA INTERPRETAR OS MOVIMENTOS DO BREAKDANCE, podendo identificar os fatores do movimento da Teoria de Laban, como fluência, espaço, peso e tempo.

O GRAFITE é um dos elementos do hip-hop, o rap e a instrumentalização do DJ, como arte urbana a poluição de um túnel de São Paulo.   Pesquise sobre o grafiteiro Alexandre Orion em 2010 e conheça-o: grafiteiro, fotógrafo, ilustrador e escritor.

 

EXERCÍCIOS ONLINE:

Faça um relatório sobre as semelhanças e diferenças entre os movimentos da  CAPOEIRA E DO BREAKDANCE.

De acordo com a teoria de Laban, escreva como os movimentos podem ser descritos nas duas danças.

Pesquise online sobre o fotógrafo MARCELO MARAGNI, suas técnicas e diferentes recursos ao apreciar um campeonato de Breakdance, com efeitos de luzes, lâmpadas LED. (2011).

Vale a pena você ver as fotos do trabalho desse artista. E faça um resumo com seus sentimentos e percepções como atividade/exercício.

 

 

PRONTO, FINALIZAMOS O VOLUME 2!    VOCÊ DEVE TER APRENDIDO MUITO!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário