Arte
Roteiro de Estudos
Caderno Do Estudante - EJA - CEEJA
Ensino Fundamental
Volume 2
Unidade 1 - Registro Da Memória
Introdução
Nesta Unidade, você vai conhecer algumas obras de arte que estão
expostas nas ruas das cidades. Vai refletir sobre algumas questões dessa arte e
como ela interage com o espaço público ( que é para uso de todos), podemos
transformar e também revelar as memórias das cidades onde expostas, como é o
caso de Epopéia Paulista, trabalho de
Maria Bonomi. Ainda nesta Unidade,
será abordado a arte da gravura, mais especificamente a xilogravura. Essa arte pode ser utilizada para registrar memórias e
também uma expressão artística ligada à cultura do Nordeste do Brasil.
O objetivo deste Tema é que você conheça algumas obras de arte que estão
expostas em lugares públicos, onde muitas pessoas passam cotidianamente. Além
disso, é importante entender a relação dessas obras com os locais onde estão
inseridas e como a arte pública pode mudar a paisagem de um local. Essas obras
de arte podem ser monumentos, esculturas e pinturas nos muros, por exemplo.
Tomie Ohtake.
Monumento aos 80 anos da imigração japonesa, 1988. São Paulo.
Arte que transforma o espaço público
Em todo o mundo há inúmeros obras de arte que estão expostas nas ruas. Muitas delas nunca estiveram em galerias ou museus. Foram planejadas para serem mostradas em lugares públicos, muitas vezes a céu aberto, de modo permanente ou temporários.
As obras de arte expostas em avenidas, ruas, parques ou estações são
chamadas de Arte pública. Essas obras
podem ser vistas e apreciadas, gratuitamente, por todas as pessoas que passam
por elas.
A arte pública modifica a paisagem do lugar onde as obras estão.
A arte pública ganhou destaque na década de 1970. Foi quando
instituições não governamentais localizadas em países como Estados Unidos e
Inglaterra ofereceram apoio e financiamento para viabilizar projetos artísticos
em espaços públicos.
Agora vamos pesquisar!!!
Biografia da artista plástica Tomie Ohtake;
Qual o contexto da sua obra " Monumento aos 80 anos da
imigração japonesa"?
Bassano
Vaccarini
O artista plástico construiu painéis arquitetônicos e
esculturas no parque ecológico Maurílio Biagi,entre os anos de 1994 e 1997, na
cidade de Ribeirão Preto. Nas obras, o artista retratou a memória da cidade,
como as lutas de trabalhadores, índios, negros e imigrantes italianos e
franceses que contribuirão para a formação do município.
Mercadão municipal de Ribeirão Preto.
Parque ecológico Maurílio Biagi, Painel em concreto, 1994-1997 Bassano Vaccarini
Agora vamos pesquisar!!!
--- Biografia do artista Bassano Vaccarini. --- Biografia da artista Maria Bonomi e sua obra
" Epopéia
Paulista,2004. Estação Luz, São Paulo.
--- A obra "Epopéia Paulista" pode ser chamada de arte pública? Por que?
Epopéia Paulista,2002.
Estação Luz, São Paulo.
Tema 2: A linguagem da gravura
Neste Tema, você vai estudar algumas técnicas de gravura. Também
conhecerá melhor artistas que se valem dessa modalidade das artes visuais para
se expressarem artisticamente.
Definição : Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado direto da matriz criada pelo artista, que com essa base imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados. Em função da técnica e do material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia etc.
> Xilogravura, a palavra xilo significa madeira, em grego. Produção de desenho em um carimbo de madeira.
> Litogravura, lito vem do grego, que significa pedra. Produção de desenho com com um carimbo de pedra.
> Calcogravura, esta técnica utiliza como carimbo uma placa de metal.
Artista Aldermir Martins. Artista Brasileiro
Agora vamos
pesquisar!!!
--- O que é a Literatura
de Cordel?
--- O que é Patrimônio imaterial?
Agora vamos refletir!!!
A vida na cidade transforma a maneira de ser e de viver, a partir da convivência diária com outras pessoas e lugares. Contemplar a cidade, observar sua arquitetura,sua arte e seus moradores é aprender sobre a cidade, é mudar a maneira de olhar para ela.
Unidade 2 - Artistas Europeus: As Marcas Na Cultura Brasileira.
Introdução
A vinda de estrangeiros para o Brasil é parte importante da história do
País. Diversas pessoas deixaram sua terra natal e escolheram o Brasil para
viver. Trouxeram na bagagem diferentes conhecimentos, costumes e ideias, além de formas e maneiras de fazer
arte. Nesta Unidade, você vai conhecer algumas influências culturais europeias
que contribuíram para a formação da arte
brasileira, além de estudar algumas das produções artísticas europeias.
Tema 1- Ideias inspiradoras: contribuição estrangeiras para a arte e a cultura do Brasil.
O objetivo deste Tema é apresentar alguns artistas imigrantes que trouxeram para o Brasil diversas influências
inspiradoras, especialmente o desenvolvimento conhecido como expressionismo ideias que contribuíram
para a realização da Semana de Arte Moderna de 1922.
Imigrante e emigrante
Ao deixar seu país de origem para
viver em outro país, uma pessoa é emigrante
de sua terra natal. E, ao chegar na terra estrangeira, passa a ser chamada de imigrante.
Lasar Segall e as condições do emigrante.
Agora vamos pesquisar!!!
--- Biografia do artista Lasar Segall;
--- Na
obra do artista " Navio de emigrantes,1939 - 1941, o que ela
retrata?
Lasar Segall: a deformação expressiva
e o expressionismo
Às obras de Lasar Segall e de outros artistas brasileiros, como Anita
Malfatti, foram influenciadas pelo movimento expressionista, que surgiu na
Alemanha.
Agora vamos pesquisar!!
Pintura Acadêmica( as
características);
Almeida Júnior, Moça
com livro.
Pintura Expressionista(as características)
Ernst Ludwig Kirchner.
Menina Sentada,1910
Observe as duas imagens e atente para as diferenças entre
elas.
Vincent Van Gogh,um dos precursores do expressionismo, teria
dito:
" Quero pintar o retrato das pessoas como eu as sinto e
não como eu as vejo".
Vamos pesquisar sobre a vida
do artista Vincent Van Gogh ????
Caricatura, ilustração na qual as características físicas
gestuais de uma pessoa são exageradas;
Anita Malfatti e o expressionismo
A arte dinâmica do expressionismo, que refletia as emoções, encantou a
artista brasileira Anita Malfatti, uma das pioneiras da arte moderna no Brasil.
Vamos pesquisar!!!!
--- Biografia da artista Anita
Malfatti.
Vamos apreciar as obras da artista Anita Malfatti:
A boba,1915
Tropical,1917
O farol de
Monhegan,1915
Vamos
pesquisar!!!
--- Biografia do artista Edvard Munch.
O grito,1910.
Responda!!!
--- Como são utilizadas as cores nas obras expressionista?
O Modernismo no Brasil
O modernismo no Brasil teve como
marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela
efervescência de novas ideias e modelos.
Lembre-se que o modernismo foi um
movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX.A
mostra influenciou as artes plásticas, o teatro e a literatura transformando-se
em um divisor de águas no setor brasileiro. A Semana de Arte Moderna marca o
que ficou denominado como o primeiro momento modernista do Brasil.
A Arte Moderna é o conjunto de
expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou
até meados do século XX.
Ela abrange especialmente a arquitetura, a escultura, a literatura e a
pintura.
No Brasil, essa corrente artística se
consolidou com a Semana da Arte Moderna que ocorreu em 1922 no Teatro Municipal
da cidade de São Paulo.
Agora vamos pesquisar!!!!
--- As cores predominantes nas pintura
Modernista brasileira.
Tema 2- Outras influências estrangeiras na arte
brasileira
Neste Tema, você vai conhecer outros artistas europeus que vieram para o
Brasil e contribuíram muito para a cultura do País.
Lina Bo Bardi: arquitetura e arte
Lina Bo Bardi nasceu na Itália,em 1914. Em 1946, veio para o Brasil, onde trabalhou como arquiteta, designer, cenógrafa,editora e ilustradora.
Um dos projetos mais famosos de Lina é o prédio do Museu de Arte de São
Paulo, o MASP, um dos principais museus do Brasil.
Tipo museu
de arte
Inauguração 1946 (74 anos)
Visitantes 314 859
Localidade Avenida
Paulista
Localização São Paulo
País Brasil
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP)
é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Localiza-se,
desde 7 de novembro de 1968, na Avenida Paulista, cidade de São Paulo, em um
edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi para ser sua
sede. Famoso pelo vão de mais de 70 metros que se estende sob quatro enormes
pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, o edifício
é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um
dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três
instâncias de proteção ao patrimônio: IPHAN, Condephaat e Conpresp.
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu foi fundado em 1947, por iniciativa do paraibano Assis Chateaubriand. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.
O MASP possui a mais importante e
abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e de todo o hemisfério
sul, em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às
escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e
pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças
arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças. O acervo é tombado
pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O museu
também abriga uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do país.
Vamos pesquisar!!!
--- Qual o trabalho do profissional de
Designer?
Lina Bo Bardi. Poltrona Tripé, 1948
--- Qual o trabalho do profissional de Arquitetura?
Morar em outro país é uma ação desafiadora. Muitas vezes, é
necessário aprender uma nova língua, adaptar- se ao clima e seguir novos
costumes.
Unidade 3 - A Cultura Indígena na Formação Cultural do Povo
Brasileiro
Introdução
Nesta Unidade, você
vai conhecer algumas manifestações culturais e artísticas de povos indígenas
brasileiros. Perceberá a importância e o valor de sua cultura, tendo
oportunidade de conhecer um pouco da diversidade das produções artísticas
indígenas, como a tecelagem e a arte
plumária.
Tema 1: Cultura e a arte indígenas brasileiras
Responda!!!
--- O que você conhece sobre os povos indígenas do Brasil?
Albert Eckhout. Dança dos tarairius
Produções indígenas
Arte indígena brasileira é a arte produzida pelos povos nativos do Brasil, antes e depois da colonização portuguesa, que iniciou-se no século XVI. Considerando a grande diversidade de tribos indígenas no Brasil, pode-se dizer que, em conjunto, elas se destacam na arte da cerâmica, do trançado e de enfeites no corpo.
Cerâmica Indígena
A cerâmica é produzida principalmente pelas mulheres, que
criam recipientes, bem como esculturas. Para torná-las mais bonitas, costumam
usar a pintura com padrões gráficos próprios.
A Arte Plumária
Designa um tipo de arte feita exclusivamente com penas e
plumas de aves.
Essa arte exótica, repleta de simbolismo, foi e continua sendo uma das criações estéticas mais desenvolvidas pelas culturas indígenas, sobretudo no Brasil.
Arte Indígena Brasileira e o Trançado
Os cestos e esteiras estão entre os mais cuidadosamente trançados entre os indígenas. O empenho indígena em fazer belos objetos utilitários, para uso na vida comunitária, pode ser apreciado principalmente na cerâmica, no trançado e na tecelagem.
O trançado indígena brasileiro é, inclusive, um trabalho
ensinado nas escolas com o intuito de apresentar esta atividade dos índios às
crianças.
Desta forma,
cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria e plumagem resultam em uma arte
tradicional compartilhada: a arte indígena
Na cultura indígena, são desenhados em
cestos, cerâmicas utilitárias e pinturas corporais. Os grafismos são diferentes
em cada tribo e servem também para identificar o grupo ao qual pertence o
índio.
As cores na cultura Kayapó
Cada tribo tem o seu significado especial, mas uma regra é geral: os maiores e mais vistosos devem enfeitar as cabeças de curandeiros e caciques. Na aldeia kayapó, por exemplo, as cores das penas do cocar não são aleatórias: O verde representa as mata e florestas. O vermelho, refere - se à casa dos homens. A cor amarela refere - se ao local das mulheres: casas e roças.
Assista!!!
Arte indígena
Canal Youtube
Unidade 4 - O Barroco e o Encontro Afro -
Brasileiro
Introdução
Nesta Unidade você vai estudar a arte
Barroca, um movimento artístico que
se originou na Europa no início do século XVII e que no Brasil teve destaque
com o escultor Aleijadinho.
Você também vai conhecer um pouco da formação da arte Afro- brasileira.
A cultura africana é muito rica, especialmente em tradições que se desdobram em
danças, esculturas e outras artes.
Tema 1- O Barroco
O Barroco é um estilo que dominou a
arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII.
Por isso, toda a cultura desse
período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de
"barroca".
Essa época surgiu no final do
Renascimento e manifestava-se através de grande ostentação e extravagância
entre os grupos beneficiados pelas riquezas da colonização.
As principais características do
Barroco:
> Arte rebuscada e exagerada;
> Valorização do detalhe;
> Dualismo e contradições;
> Obscuridade, complexidade e sensualismo;. .
A arte barroca
apresenta, sobretudo, características bastante detalhistas, dramáticas e
expressivas que de alguma maneira mexem com o emocional do espectador. A
pintura barroca assumiu características realistas e um ousado contraste de
claro-escuro a fim de intensificar a noção de profundidade, além disso, a luz
tem o objetivo de conduzir o olhar do espectador à cena principal. Na escultura se evidencia, especialmente
a dramaticidade e teatralidade das expressões, o movimento e exuberância das
formas.
Arte Barroca no Brasil
Por ter se desenvolvido em diversos
lugares, o estilo barroco não possui um caráter homogêneo. Existem várias
diferenças entre a produção realizada por cada artista em localidades
distintas.
Apesar disso, algumas característica
marcantes se repetem:Estudiosos afirmam que foi no estilo barroco quando
surgiram as primeiras expressões de arte verdadeiramente brasileiras.
No Brasil, o Barroco tem seu apogeu no século XVIII e perdurou até o
século XIX. No nosso país, em virtude da riqueza do período colonial, temos um
acervo marcante de obras de expressão barroca.
Aqui, esse estilo está fortemente relacionado ao catolicismo. Existem
muitas igrejas barrocas, entretanto, também é possível encontrar outros
projetos arquitetônicos com tais características, por exemplo, câmaras
municipais, penitenciárias e residências de pessoas ilustres.
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco
Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814). Sua produção varia de trabalhos em madeira
entalhada, pedra-sabão, altares e igrejas e tem como características o uso das
cores e a maneira simples e dinâmica de retratar as cenas
> Predomínio de temas religiosos;
> Riqueza nos detalhes e formas;
> Expressões dramáticas das personagens
retratadas;
> Preferência pelas curvas e contornos
em detrimento das figuras geométricas;
> Importância da iluminação e o jogo de
luzes e sombras;
> Uso de contrastes a fim de evidenciar
a proximidade do divino com o humano
Há duas vertentes dentro da arte barroca produzida em solo nacional.
A mais requintada ocorreu nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro,
Pernambuco e Bahia, onde a economia era baseada na cana-de-açúcar e mineração.
Nessas regiões são encontradas igrejas com trabalhos em madeira, nos quais os
relevos eram cobertos por camadas de ouro. Há também janelas e portas que
exibem minuciosas produções em escultura.
Nas regiões menos abastadas do país,
onde não havia a produção de açúcar nem o ouro, o estilo arquitetônico barroco
era mais simplificado. As igrejas não possuíam trabalhos tão elaborados, pois
eram realizados por artistas menos experientes e renomados.
Obras do artista mineiro Aleijadinho:
Vamos pesquisar!!!
--- Biografia Antônio Francisco Lisboa
( Aleijadinho)
Tema 2 - Cultura africana no Brasil
Este Tema discute a vinda dos africanos para o Brasil, que trouxeram com
eles suas manifestações culturais. A mescla entre cultura africana e a
brasileira deu origem à cultura afro - brasileira. Você estudará também
algumas das religiões brasileiras de
matrizes africanas.
Africanos no Brasil
Retratos do trabalho escravo
O artista francês Jean - Baptiste Debret chegou ao Brasil em 1816 com a Missão Artística Francesa e trabalhou a serviço da corte portuguesa. Aqui, Debret retratou os usos e costumes brasileiros de forma geral. É importante saber que, além de retratar esses trabalhos, Debret registrou suas impressões por meio de desenhos, aquarelas e gravuras.
Aquarela
A aquarela é uma das técnicas de
pintura mais antigas mas também uma das mais modernas;os pigmentos são
dissolvidos em água. São necessários papéis e pincéis especiais para essa
pintura, pois ela é muito delicada.
Debret. Banha de cabelo bem
cheirosa,1827.
Arte e religiões africanas
Assista!!!
--- Danças brasileiras
Religiosidade africana no Brasil
A crença do candomblé está baseada nos orixás. Cada orixá tem
características,cores e roupas específicas, além de adornos e alimentos
preferidos.Como os africanos vieram para o nosso país e precisam manter suas
crenças, eles criaram a Umbanda como forma de resistência. Mas tudo teve início
lá na África, onde eles eram livres e podiam cultuar todos os deuses da
natureza que recebia o nome de Orixá. A palavra “candomblé” significa “dança”
ou “dança com atabaques” e é uma das religiões africanas mais praticadas no
mundo.
No Brasil, a história do Candomblé se mistura com a do Catolicismo.
Proibidos de continuar com sua
religião, os escravos usavam as imagens dos santos para escapar da censura
imposta pela Igreja. Isto explica o sincretismo encontrado no Candomblé no
Brasil, algo que não se verifica na África.
Nos dias de hoje, porém, muitas casas
de candomblé não aceitam o sincretismo e buscam retornar às origens africanas.
Igualmente, na versão brasileira, temos uma mistura de orixás de várias regiões
do continente africano. Esta religião cultua os orixás, normalmente
reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.
Conclusão do Volume 2 - Ensino Fundamental -
ARTE
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