quarta-feira, 12 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO - ARTE - ENSINO FUNDAMENTAL - VOLUME 3

 Arte

 

Roteiro de Estudos

Caderno Do Estudante - EJA - CEEJA

 

Ensino Fundamental 

Volume 3

 

Unidade de Estudo 01 - A Parede como Suporte na Arte


Introdução

   Nesta Unidade, você irá estudar alguns conceitos como: suporte, ferramenta e materiais, pois esses são alguns dos recursos fundamentais para que a arte exista.  


Tema 1: Grafite

  O objetivo deste Tema é apresentar a manifestação artística chamada de grafite. Você muito provavelmente já deve ter tido a oportunidade de observar alguns grafites nos muros e nas paredes pelas ruas onde passa.


Suporte

Pense sobre os materiais e as ferramentas que são usados em algumas atividades profissionais. Por exemplo, um pedreiro, para construir uma casa, utiliza muitas ferramentas, como pá, esquadro, martelo, trena etc. E como material, há o cimento, a argamassa e a areia, entre outros. Para o trabalho artístico não é diferente, pois são utilizados, nas artes visuais, diferentes materiais,por exemplo, giz de cera, tintas, carvão etc., e também diferentes ferramentas, como pincéis e espátulas. O suporte na pintura, por exemplo, é a superfície sobre a qual se desenha ou se pinta; pode ser uma tela, papel, madeira, vidro, parede e até mesmo o próprio corpo. E para um escultor o suporte pode ser o chão, um pedestal, ou ainda um espaço público. Suporte é o espaço que recebe a obra e ao mesmo tempo faz parte dela.

      

Arte nas paredes

   A pintura de imagens em paredes se realizou em diversas épocas. Desde a Pré - história, com as pinturas e os desenhos rupestres, passando pela Idade Média e pela Renascença, até o muralismo moderno e os grafites atuais.


Pesquisa:

 Pré - história

--- Imagens representadas,

--- Materiais utilizados.

Idade Média

--- Imagens representadas,

--- Onde eram representadas.

 

Renascença

--- Características das imagens,

--- Quais foram os grandes mestres da pintura.


Grafite

--- quando e onde surgiu essa manifestação artística?

--- o grafite é considerado arte pública? Por que?

--- os materiais e ferramentas utilizados são?


 Biografia:

 --- Alex Vallauri,

 --- Nina Pandolfo,

 --- Os Gêmeos,

 --- Iskor.

Nesta pesquisa você conhecerá o trabalho desses artistas, e como eles produzem seus grafites.

 Nesta atividade, você irá conhecer o debate que gira em torno destas duas manifestações presentes nas cidades: o grafite e a pichação.

Documentário Grafite Vs Pichação

Grafite e Pichação: Existe Diferença?


1) Cite algumas diferenças entre o grafite e a pichação.

 

   Tema 2:   Muralismo: uma arte antiga


Antes do grafite, os artistas já experimentaram outras formas de pintura mural. Para isso, utilizaram diferentes técnicas e materiais, como o afresco e a encáustica.

Pesquisar:

--- Afresco,

--- Encáustica.

 

 Muralismo mexicano: pesquisar

--- como nasceu esse movimento artístico,

--- quais são os principais artistas que representam a experiência muralista mexicana,

--- Pintura mural e mosaico " O povo na Universidade e a Universidade para o povo, 1950 - 1954. (apreciar obra).

 

O muralismo no Brasil do século XX: pesquisar

--- O painel " Tiradentes", 1948 - 1949.

--- Cândido Portinari e Di Cavalcanti, artistas brasileiros muralista.

    

 Unidade de Estudo 02 - O Corpo Como 

Suporte 

E Matéria Da Arte

 

INTRODUÇÃO

Está unidade dará continuidade ao estudo sobre os suportes e os materiais utilizados no fazer artístico. Você vai estudar como o corpo humano pode se expressar, por meio de diferentes linguagens artísticas, como as artes visuais, o teatro e a música. Também conhecerá um pouco da performance, que é uma modalidade artística que "une" essas linguagens.

 

 Suporte:

Nas artes visuais, o material sobre o qual é concretizada uma ideia chama - se suporte. No desenho ou na pintura, por exemplo, o autor pode utilizar papel, papelão, tela, madeira, tecido, plástico, vidro, pedras, paredes, o chão e até o corpo como suporte.

 

Tema 1 : Marcas no corpo

 

Neste Tema, você analisará o corpo como suporte de manifestação artística, como a tatuagem, a pintura e a cicatriz. Estudará também uma modalidade mais contemporânea dessa expressão, chamada body art.

A pintura corporal é uma prática comum em muitos rituais indígenas, nos quais o corpo e o suporte.

 

A tatuagem

A tatuagem corporal é uma prática muito antiga, comum em diferentes épocas, nas mais diversas partes do mundo, e que tem como inúmeros propósitos, técnicas e resultados

 

Pesquisa:

--- Desde quando essa prática surgiu?

--- Quando ocorreu a difusão da tatuagem e quem foi responsável por essa difusão?

--- O que a tatuagem pode simbolizar?

 

 A pintura corporal

 

Esta é uma prática muito comum entre grupos indígenas, bem como em outras sociedades, como hindu e algumas africanas. Assim como a tatuagem, a pintura corporal é uma manifestação cultural que tem significados importantes para quem a pratica.

 

Pesquisa:

--- Pintura corporal entre grupos indígena,

--- Pintura corporal na sociedade hindu e africanas.

 

Body art

 Body art é uma forma de arte contemporânea* que utiliza o corpo como suporte e matéria para vários tipos de experimentação. Uma das possibilidades da body art é a tatuagem, que pode ser combinar à performance do artista.

 

*Arte contemporânea, arte originária a partir do século XX. Ela abre possibilidades para a mistura de diferentes linguagens artísticas, como dança e o teatro juntos é um exemplo.

 

Pesquisa:

--- Performance,

--- Biografia da artista Priscilla Davanzo.

 

Tema 2: As artes do corpo

 

    O corpo daqueles que trabalham nas artes do corpo - teatro, dança, circo - é expressivo e se prepara de diferentes formas como: alongamento, exercícios de expressão, mímica, de concentração, de interpretação, de movimento.

    Nessa preparação, antes de entrar em cena, o artista canaliza sua expressividade para comunicar, por meio de seu corpo, o personagem: como ele sente, como age, como se manifesta, como anda e até como respira (exprimem sentimentos, ideias, pensamentos, ações).

 

Pesquisar:

--- Biografia, Cia EnvieZada - Espetáculo Caminhos;

--- Biografia da artista Marcela Tiboni.

 

  O corpo como suporte, instrumento e matéria de som.

     O grupo brasileiro de percussão corporal Barbatuques utiliza o corpo como instrumento musical.

 

Pesquisar:

--- O grupo Barbatuques 

 

Unidade de Estudo 03 - Materiais Na Arte

 

INTRODUÇÃO

  Nesta Unidade, o enfoque estará em alguns materiais diferentes dos que você viu até agora, utilizados na criação de obras artísticas.

 

Tema 1: Objetos em forma de arte

 

   O objetivo deste Tema é apresentar como o uso de objetos do dia a dia ganha significados artísticos e como acontece essa transformação dos objetos cotidianos em arte.

   Entre os objetos do cotidiano é possível encontrar; canetas, agendas, computador, mesa, papéis, diário, livros, panelas, garrafas, talheres etc.

 

Arte e materiais expressivos

   

Assista!!!;

Bienal de São Paulo: arte contemporânea 1 e 2

Canal Youtube

 

A metamorfose das coisas

 

Pesquisar:

--- Artista Marepe. obra: Metamorfose, 2010, Bacias de metal;

--- Artista José Damasceno. obra: Trilha sonora,2002;

--- Artista Leda Catunda. Obra: Onça - pintada, 1984.

--- Quais objetos do cotidiano foram utilizados para fazer essas obras?

 

Materiais inusitados na arte

 

    Quando isso acontece, os objetos deixam de ter a utilidade para que foram criados e adquirem novo significado, de acordo com a intenção do artista. Esse é um processo de desconstruir e reconstruir, com o objetivo de dar um novo significado a um objeto. Por exemplo, uma bacia deixa de ser uma bacia e passa a ser uma obra de arte, pois a intenção do artista e seu trabalho transformaram seu significado, atribuindo um novo sentido.

 

Um olhar para o artista Marcel Duchamp e suas obras

    

Pesquisa:

--- Biografia do artista Marcel Duchamp;

--- O que são ready- mades?

--- Obra: Fonte,1917, Duchamp;

--- Obra: Roda de bicicleta,1913, Duchamp;

--- Escorredor,1914, Duchamp.

 

 

Tema 2: Objetos inusitados no teatro e na música

 

    Neste Tema, você vai estudar os usos de objetos cotidianos em outras expressões artísticas.

 Teatro de objetos:

--- Conheça mais sobre Festival Internacional Teatro de Objetos;( canal Youtube)

--- Artista Malgosia Szkandera, espetáculo The Bag Lady. (Canal Youtube).

 

A ruptura de matérias para criar sons

   Há diversos grupos musicais que utilizam os mais variados objetos cotidianos para compor uma peça musical.

   Este é o caso do grupo britânico Stomp, que usa latas de lixo e vassouras, entre outros objetos para produzir músicas.

  Aqui no Brasil, o grupo Uakti confecciona seus instrumentos com objetos do cotidiano, como vidros, metais, pedras, água, tubos de PVC, apito e buzina de bicicleta, entre muitos outros.

   Hermeto Pascoal é um artista que também utiliza objetos cotidianos para produzir músicas.

 

 

Pesquisa:

--- Grupo musical Stomp;

--- Grupo musical Uakti;

--- O artista Hermeto Pascoal.

 

 

Unidade de Estudo 04 - Transformações Na 

Arte 

Com Novas Tecnologias

 

INTRODUÇÃO

 

Você já parou para pensar que o avanço da tecnologia trouxe mudanças no mundo do trabalho? A tecnologia permite, em algumas situações, estabelecer a interação com a produção artística. No caso das artes, a tecnologia trouxe novas e diferentes possibilidades de se fazer arte, por exemplo, as formas virtuais que permitem criar outras realidades que só existem porque os recursos tecnológicos atuais possibilitam essas criações.

    O objetivo desta unidade é, portanto, conhecer e discutir a produção artística e o uso de diferentes tecnologias nesses trabalhos.

 

Tema 1: Arte e tecnologia

 

O objetivo deste Tema é analisar de que forma a tecnologia digital começou a fazer parte do mundo da arte. Você conhecerá algumas produções artísticas realizadas com essa tecnologia e poderá pensar sobre o que despertam no público que as observa: encantamento, estranhamente, vontade de compartilhar. Nos dias atuais, você percebe o quanto os objetos tecnológicos, especialmente os mais recentes, estão presentes no cotidiano de muitas pessoas, inclusive no vocabulário do dia a dia, como celular, computador, câmera digital, internet, redes sociais e GPS, entre muitos outros.

 

 Tecnologia e arte

 

Com o avanço dos recursos tecnológicos dos programas de computador, novas ferramentas foram desenvolvidas para serem utilizadas nas mais diversas maneiras de fazer arte, como na fotografia, na dança, na música, no cinema e na pintura. Muitas dessas produções até convidam o público a participar da construção dos trabalhos, transformando essas pessoas em coautores da obra.

 

Pesquisar:

 

--- Artista Regina Silveira;

--- Obra Descendo a escada, 2002.

 

Para entender o trabalho de Regina Silveira "Descendo a escada" é um exemplo de trabalho do que se denomina instalação interativa, ou seja, uma produção artística na qual o público é convidado a participar da obra, que é feita em tamanho grande, permitindo que se caminhe em seu interior, alterando a composição, já que agora, as pessoas que a  visitam também fazem parte dela. Nesses trabalhos, a tecnologia usada convida o espectador a participar do trabalho. São utilizados sistema digitais ou eletrônicos, máquinas, aparatos técnicos, recursos de hardware e softwares para geração dessas obras.

 

Tema 2 : Rupturas e inovação

 

Neste Tema, o objetivo é verificar como se chegou à arte contemporânea sem abandonar o passado.

Às mudanças, rompimentos e inovadores sempre estiveram presentes na História da Arte, bem como novidades em relação aos materiais, ferramentas, técnicas e suportes. É muito importante destacar que as transformações na pintura e nas demais expressões da arte sempre estiveram ligadas aos avanços e às descobertas tanto de novas técnicas, materiais e suportes como tecnológicas e científicas. Na pintura, além da perspectiva, outras novidades que surgiram no mundo da arte foram a tinta a óleo e a tela esticada.

 

Pesquisar:

--- Artista Jan Van Eyck;

--- Obra utilizando a perspectiva " O Casal Arnolfini,1434.

 

 Impressionismo

--- Pesquisar o movimento artístico "Impressionismo";

--- Biografia Claude Monet

Impressão, Nascer do sol,1872.

Conclusão do Volume 3 - Ensino Fundamental - 

ARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário