ARTE -
VOLUME 3
ROTEIRO DE ESTUDO
CARO(A) ALUNO(A), O VOLUME 3 DE ARTE É O
ÚLTIMO VOLUME DE ESTUDO ONLINE:
COMPOSTO DE 4 UNIDADES E EM CADA UNIDADE
HÁ OS TEMAS A SEREM ESTUDADOS E OS EXERCÍCIOS/ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADOS
ONLINE.
ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3
ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE
UNIDADE 1
TEMAS - 1- O TEATRO: MUDANÇAS E CONTEMPORANEIDADE.
2-
MUDANÇAS NO TEATRO BRASILEIRO NA ATUALIDADE.
UNIDADE 1:
NESTA
UNIDADE VOCÊ ESTUDARÁ O TEATRO CONTEMPORÂNEO PRODUZIDO DENTRO E FORA DO BRASIL
E ALGUNS DE SEUS AUTORES E DIRETORES.
PARA ISSO, VERÁ AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA LINGUAGEM TEATRAL A PARTIR
DO FIM DO SÉCULO XIX, NO TEATRO MODERNO.
1-
O
TEATRO; MUDANÇAS E CONTEMPORANEIDADE:
O
teatro, assim como as outras linguagens da arte, tem uma história que também pode
ser dividida em períodos. Você vai acompanhar um pouco das mudanças que ocorreram
no teatro: na maneira de contar histórias, palco e plateia, público e os
artistas;
TEATRO ROMÂNTICO:
Pesquise
em fontes virtuais na internet sobre o teatro romântico fora e dentro do BRASIL. No Brasil, Joaquim Manuel de Macedo
(1820-1882) e Martins Pena (1815-1848) foram destaques nesse período. Manuel Macedo, além de ter escrito “A
MORENINHA (1844), considerada a primeira obra do Romantismo brasileiro, foi
autor de diversas peças teatrais: veja na pesquisa quais foram as outras e
época.
TEATRO REALISTA:
Chegou
aos palcos no fim do século XIX diferentemente do romântico. Veja na sua pesquisa
sobre as mudanças. E no teatro realista
brasileiro destacou-se MACHADO DE ASSIS.
PESQUISE sobre ele, biografia, e porque se destacou no realismo. Tempo de mudanças. No séc. XX após término da primeira guerra
mundial, houve muitas um danças na sociedade e nas artes. Uma das mudanças
apareceu o TEATRO ÉPICO, veja sobre ele.
Outra
vertente que surgiu nas artes cênicas foi o TEATRO DO ABSURDO, veja também.
O TEATRO DA CRUELDADE foi mais uma das
vertentes do novo teatro. O termo crueldade refere-se à noção de o teatro ser
um processo doloroso, quase um ritual.
Conheça o na sua pesquisa.
O polonês
Jerzy Grotowski (1933-1999), influenciado pelo teatro da crueldade, propôs a
criação do TEATRO POBRE e veja na
pesquisa porque se usa a denominação POBRE.
EXERCÍCIOS ONLINE para
serem entregues aos profs. de arte para avaliação e registros:
1- Faça
um relato sobre a maior diferença entre o teatro romântico e o realista, relatando
as mudanças que houveram na época.
2- Agora,
você vai fazer um breve resumo sobre os vários teatros surgidos:
·
TEATRO ÉPICO
·
TEATRO DO ABSURDO
·
TEATRO DA CRUELDADE
·
TEATRO POBRE
TEMA 2 - MUDANÇAS NO TEATRO BRASILEIRO NA
ATUALIDADE;
A
proposta deste tema é você refletir sobre as mudanças que ocorreram no teatro
brasileiro, explorar algumas de suas características e conhecer algumas
produções cênicas contemporâneas.
Investigue
na internet sobre famoso diretor de teatro JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA e veja
como o teatro contemporâneo inova nos locais de apresentação do espaço cênico. Também conheça as mudanças no teatro
brasileiro e as peças teatrais do século passado e alguns dramaturgos/autores:
Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri(1934-2006): Jorge
Andrade (1922-1984); Ariano Suassuna(1927-2014); Plinio Marcos (1935-1999) e
Dias Gomes(1922-1999), você poderá encontrar vídeos de algumas de suas peças
teatrais.
MAS, AFINAL, QUAL É O TEATRO FEITO ATUALMENTE?
Nos
dias atuais, há muitas montagens nos ricos espetáculos teatrais, mostrando uma
infinidade de luzes coloridas, de imagens produzidas por computadores, muita
música, orquestras, dança, efeitos especiais criados pela mais sofisticada
tecnologia, uma multiplicidade de recursos inimagináveis, como:
O
FANTASMA DA ÓPERA (1909), OS MISERÁVEIS (1862), O REI LEÃO (1994), entre outros
que rende fortunas de bilheteria por essa indústria do entretenimento, com seus
incontáveis espetáculos, musicais e efeitos. Podemos citar aqui a evolução
gigantesca no mundo do CIRCO também, como o mais famoso do mundo CIRQUE DU
SOLEIL.
NO TEATRO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO,
destacaram-se por suas inovações os diretores Augusto Boal(1931-2009), Antunes
Filho (1929) e José Celso Martinez Corrêa/1939. Vale a pena pesquisar na internet e ir a uma
dessas companhias teatrais: Grupo Opinião, Teatro Oficina, Teatro da Vertigem,
Teatro de Arena, Os satyros, Pod Minoga, será uma experiência enriquecedora pra
você!
EXERCICIOS/ATIVIDADES:
1- O
TEATRO, assim como as linguagens da arte, vem se transformando através dos
tempos: relate o que você entende o porquê das evoluções. Neste mesmo relato
indique os processos colaborativos no teatro, e sua opinião sobre o fato de algumas
peças apresentarem críticas políticas, sociais, etc.
MUITO BEM!
TERMINAMOS A UNIDADE 1 ,
AVANTE À PRÓXIMA UNIDADE
ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3
ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE
UNIDADE 2
TEMAS: 1- MÚSICA DO SÉC. XX E AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS
2- A MÚSICA NO DIA A DIA
TEMA 1 - NESTE TEMA ESTUDARÁ A MÚSICA QUE
MAIS DE UMA VEZ, TEVE SUA FORMA DE COMPOSIÇÃO TRANSFORMADA A PARTIR DO SÉCULO
XX.
A MÚSICA MODERNA SE INICIOU COM AS
COMPOSIÇÕES IMPRESSIONISTAS E DOIS DE SEUS PRECURSORES FORAM CLAUDE DEBUSSY (1892-1918)
E OUTRO FOI MAURICE RAVEL (1875-1937).
´Pesquise online sobre Ravel e sua famosa
música para orquestra BOLERO.
·
O IMPRESSIONISMO NAS DIFERENTES LINGUAGENS
Procure
pesquisar sobre o impressionismo que teve seu início nas artes visuais, mais especificamente
na pintura francesa no século XIX, destacando-se o artista na pintura CLAUDE
MONET (1840-1926). Veja a biografia de Monet e suas obras.
Cerca
de 20 anos após o surgimento do impressionismo na pintura, as características desse
estilo repercutiram na MÚSICA e na literatura.
O
Movimento impressionista influenciou o músico e maestro brasileiro Antônio Carlos
Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim.
Investigue na pesquisa online sobre ele, biografia e suas músicas dessa
influência e o músico Vinícius de Moraes e suas obras musicais. Para ouvir “Brasília, sinfonia da Alvorada”
faça uma pesquisa na internet, vale a pena! Apresentada em 1960 na inauguração
da nova capital do Brasil
O
IMPRESSIONISMO também aconteceu na literatura. No Brasil, RAUL POMPÉIA, é considerado
um autor com características impressionistas. Também o português EÇA DE QUEIROZ
(1845-1900) E MARCEL PROUST (1871- 1922), pesquise sobre eles e suas obras.
-
MÚSICA EXPRESSIONISTA - faça uma pesquisa online ou em livros sobre esse movimento
marcado pela industrialização, crescente urbanização, pela 1ª guerra mundial.
Alguns
compositores destacaram-se nesse período, dentre eles ARNOLD SCHOENBERG que
criou o método dodecafônico E IGOR
STRAVINSKY em suas composições, veja suas biografias e pesquise sobre o método
dodecafônico.
IGOR
STRAVINSKY, teve sua fama no início com composições encomendadas por um empresário
do balé russo, que apresentou três famosas composições, revolucionando e
inovando na época, todas as principais características da música. As
composições musicais contam histórias!
- MÚSICA CONCRETA E MÚSICA ELETRÕNICA:
ESTILOS
MUSICAIS que aconteceu no séc. XX, que se considerou como século das comunicações.
O progresso tecnológico proporcionou a criação do FONÓGRAFO, do rádio,
do cinema e o aperfeiçoamento de instrumentos musicais em indústrias de aparelhos
sonoros. Foram os novos meios de comunicação que proporcionaram o aparecimento
de duas tendências:
A MÚSICA CONCRETA E A ELETRÔNICA.
EM 1913, o italiano LUIGI
RUSSOLO (1885-1947), considerado o primeiro teórico da música eletrônica,
inventou um aparelho chamado INTONARUMORI (máquina de ruídos). O ESTADUNIDENSE JOHN CAGE (1912-1992),
também considerado uma das figuras de destaque da música eletroacústica.
A
forma de produzir sons tornou-se cada vez mais variada e se multiplicou a
produzir ecos e mixar. Pesquise sobre a
mixagem, sintetizador, música pop eletrônica, o programador musical, o DJ. A
profissão de DJ possui prestígio e importância social entre os jovens.
EXERCÍCIO/ATIVIDADES:
1- Faça
um relato resumido sobre música impressionista e música expressionista.
2- DESCREVA
sobre o FONOGRÁFO e relate o que são música eletrônica e música concreta.
3- Quem
foi Luigi Russolo? E fale sobre o intonarumori.
4- COMENTE
sobre mixagem e DJ.
5- O que
caracteriza o século XX como o século das comunicações?
TEMA 2 – A MÚSICA NO DIA A DIA:
-
Procure na pesquisa online sobre TRILHA SONORA e também do TEMA À TRILHA
SONORA: EMOÇÃO E SENTIMENTO e se aproprie deste conteúdo.
Um
filme pode consagrar e popularizar uma música já existente, porém pouco conhecida
no Brasil. É o caso do filme A MISSÃO
(1986), cuja trilha sonora é do compositor, arranjador e maestro Ennio
Morricone, responsável por centenas de arranjos musicais para filmes.
Os
irmãos Lumière foram os precursores do CINEMA. Em 1984, inventaram um equipamento
que fotografava imagens e as projetava, chamado CINEMATÓGRAFO.
Naquela
época, a trilha sonora era uma improvisação feita ao vivo por um pianista ou violinista
e a música nem sempre se reportava à cena da tela. Em 1920 houve uma solução
para aprimorar esse recurso sonoro, com música para determinado filme, combinando
diálogo e imagem.
-
PESQUISE agora sobre Trilha sonora da publicidade. A prática da propaganda relacionada ao
avanço dos meios de comunicação e formas de divulgação de um produto, como
revistas, jornais, televisão, internet, rádio, etc.
Logo
depois, você verá que apareceram os JINGLES em 1945 no rádio, os comerciais ao
vivo na TV na década de 1950.
No fim
do séc. XX, a propaganda atingiu nova fase com inovações surpreendentes com o
CD-ROM e a internet., a multimídia e as novas tecnologias. Veja na pesquisa-
mundo da propaganda como é fascinante!
Outro
conteúdo para você buscar online é o trabalho na publicidade: como a música do caminhão de
gás/exemplo.
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES ONLINE:
1- RELATE
num resumo sobre o que você aprendeu sobre Trilha Sonora e suas funções e
utilidades.
2- DESCREVA
uma síntese sobre a biografia dos irmãos Auguste e Louis Lumière e o cinema.
3- No
Oscar, importante premiação do cinema, há categorias especialmente direcionadas
aos sons dos filmes, melhor trilha sonora e melhor canção original, em sua
pesquisa cite quais foram os filmes contemplados.
4- Comente
sobre os jingles, e os comerciais de TV e as inovações de multimídia nos vários
meios de comunicação até nos tempos atuais e no mundo da propaganda.
5- O nome
do compositor que criou a trilha sonora do filme britânico: A MISSÃO.
PRONTO, TERMINAMOS A UNIDADE 2 !
ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3
ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE
UNIDADE 3
ARTE CONTEMPORÂNEA; OS PRECURSORES E AS
ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE.
TEMAS: 1- ARTE POP MINIMALISMO: PRECURSORES DA
ARTE CONTEMPORÂNEA.
2- ARTES VISUAIS NA
CONTEMPORANEIDADE.
TEMA 1- O OBJETIVO DESTE TEMA
É APRESENTAR UM POUCO DA PRODUÇÃO DAS ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE, MAIS
ESPECIFICAMENTE OS PRECURSORES DA ARTE CONTEMPORÂNEA. VOCÊ CONHECERÁ ALGUNS DE SEUS REPRESENTANTES,
SUAS OBRAS E CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.
A ARTE
CONTEMPORÂNEA, em vez de romper com a arte moderna, absorveu os rompimentos
propostos por ela e buscou ir além, ampliando as possibilidades expressivas e artísticas.
Faça
sua pesquisa sobre arte contemporânea atual, características encontradas na pintura,
vídeo, dança, música e a fotografia. Você
verá que toda arte pode ser questionadora, polêmica, fazendo refletir sobre
questões políticas e sociais- as angústias do homem da época de hoje.
O
artista de agora, contemporâneo, experimenta novos suportes diferentes sem ser
a tela ou papel, havendo TOTAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PRODUÇÃO.
Pesquise
sobre o artista estadunidense WALTER DE MARIA (1938-2013), OBSERVE suas obras e
características: uma obra gigantesca!
AGORA,
veja também a obra da artista brasileira NÉLE AZEVEDO (1950), utilizando o gelo
para esse trabalho efêmero, o espaço e o tempo fazem parte da OBRA.
- ARTE POP- Busque
na internet sobre esta arte, intenções, obras representantes, retratos,
características entre outras situações associadas ao modo de vida. ANDY
WARHOL (1928-1987), famoso pelas 32 pinturas, utilizando o método da SERIGRAFIA.
(Pesquise sobre a técnica de
pintura serigrafia).
-MINIMALISMO - ou minimal art é um movimento
artístico muito importante na contemporaneidade. VOCÊ vai conhecer pesquisando
na internet, seus representantes, as obras gigantescas de pouquíssimo
material. APRECIE várias obras deste
movimento.
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:
1- Elabore
um texto comparativo entre ARTE POP E MINIMALISMO, que você acabou de ter
conhecimento.
2- O que
você pensa a respeito?
a) É
fácil definir o que é a Arte Contemporânea.
b) O
artista contemporâneo precisa obedecer às regras rígidas em suas produções
artísticas.
c) A arte
contemporânea questiona a própria arte.
3- O que
é minimalismo nas artes visuais?
4- ARTE
POP é o mesmo que POP ART?
TEMA 2 - ARTES VISUAIS NA
CONTEMPORANEIDADE:
Este
tema apresenta um pouco da produção das artes visuais na atualidade, conhecer
alguns de seus representantes, suas obras e contextos de produção.
Sabe o
que é BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA? Pesquise sobre e a conheça. Ela acontece no
Brasil em São Paulo a cada dois anos, por isso Bienal.
PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS:
São de
muitas variedades: VOCÊ vai conhecer a cada uma pesquisando, apreciando, seus
representantes e localidades, como por exemplo:
1- INSTALAÇÃO;
2- INTERVENÇÃO
URBANA;
3- HAPPENING
4- PERFORMANCE
5- SITE SPECIFIC
6- LAND
ART
-
ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL:
No
Brasil, entre os precursores da arte contemporânea, os mais conhecidos foram
Lygia Clark (1920-1988) e Hélio Oiticica (1980).
-
Busque conhecer as biografias de cada um, conhecendo seu trabalho, obras
inovadoras. Faça um tour virtual sobre
as famosas obras desses artistas brasileiros contemporâneos. Vale a pena!
Outros
artistas poderão ser conhecidos põe você: CILDO MEIRELES (1948), TUNGA (1952) E ADRIANA VAREJÃO (1964).
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:
1- As
produções contemporâneas são apreciadas apenas em museus e galerias de arte?
Por quê?
2- Explique
com suas palavras o que é uma instalação?
3- Explique
como é um site specific e land art?
4- Quais
os dois precursores da arte contemporânea mais conhecidos no Brasil?
5- Quais
as diferenças entre o happening e a performance?
6- Comente
com suas palavras sobre intervenção urbana.
MUITO BEM! TERMINAMOS A UNIDADE 3 .
PARABÉNS!
ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3
ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE
UNIDADE 4
TEMAS: 1- A
DANÇA CONTEMPORÂNEA
2- ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL.
ESTA
UNIDADE ABORDARÁ AS CARACTERÍSTICAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA. VOCÊ PODERÁ SE APROFUNDAR
NO ASSUNTO CONHECENDO ALGUMAS COREOGRAFIAS E DANÇARINOS QUE MARCARAM ESSE
MOMENTO DA HISTÓRIA DA DANÇA OCIDENTAL.
TEMA 1 - DANÇA CONTEMPORÂNEA:
Esse
movimento nasceu do questionamento de alguns coreógrafos sobre as imposições
técnicas e estéticas da dança clássica. Dentre os que iniciaram o movimento de
contestação estão as estadunidenses Isadora Duncan, Martha Grahan, Loie Fuller
e Ruth Saint-Denis, o suíço Jaques-Dalcrose e o austro-húngaro Rudolf von
Laban. Eles buscavam maneiras inovadoras e pessoais de se expressar por meio
dessa linguagem.
A DANÇA CONTMPORÃNEA,
desejou ir além e, na década de 1960, iniciou um movimento de ruptura total com
a dança clássica, nos movimentos, música e aos espaços utilizados pelo
dançarino. Rompeu com as estruturas formais do balé clássico; como posições de
pés, braços e pernas, além de direções e saltos.
Faça
uma pesquisa online sobre MERCE CUNNINGHAM, um dos principais nomes da transição
entre a dança moderna e a contemporânea, o precursor da dança contemporânea.
Pesquise sobre sua biografia e sobre as características da DANÇA MODERNA E DANÇA
CONTEMPORÂNEA.
-AGORA,
busque na internet a biografia da coreógrafa PINA BAUSCH e sua contribuição para
o desenvolvimento da dança contemporânea.
·
COREOGRAFIAS
CONTEMPORÂNEAS:
Ao
criar e compor uma coreografia, o coreógrafo considera alguns aspectos; as
dimensões do espaço. O limite do corpo humano, a música, o movimento e os
efeitos plásticos, nos espetáculos teatrais, circo, mímica e no cotidiano.
-
ASSITA ao vídeo do espetáculo BIPED DE MERCE CUNNINGHAM e suas inovações tecnológicas,
1999, procure no YouTube. E também sobre CUNNINGHAM VARIATIONS V, em 1965 e Pina
Bausch: CRAVOS.2005, festival de SALZBURGO, ALEMANHA, uma peça criada e
dirigida por ela.
Outra
corégrafa pernambucana/BRASIL, Gícia Amorim, FLUXION II, São Paulo, 2003 e 2004-
veja na internet.
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:
1- Relate
num texto resumido sobre seus conhecimentos sobre as coreógrafas acima estudas,
suas obras, biografia e contribuição à dança contemporânea.
2- DESCREVA
as características da dança moderna e da contemporânea.
TEMA 2 – ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL:
Neste
tema, para finalizar seus estudos de ARTE, você vai refletir sobre o patrimônio
Histórico e Cultural e a importância de sua preservação para a história de um
povo.
Procure
na sua pesquisa sobre patrimônio cultural e o que significa. PESQUISE sobre patrimônio
cultural material e patrimônio cultural
Imaterial.
Ao pesquisar, relacione tudo o que
entendeu sobre cada um, os conhecimentos, celebrações, práticas e crenças que
são referências para a cultura de um povo de geração a geração. No Brasil, o
órgão que cuida dos bens Materiais e Imateriais é o Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Conheça-o numa viagem virtual, ligado
ao Ministério da Cultura criado em 1937.
Sobre: PATRIMÔNIO
CULTURAL MATERIAL- Você poderá ver:
A antiga Estação Júlio Prestes e o interior da sala São Paulo; Teatro Coliseu
em Santos/SP e tantos outros. Em nossa cidade de Ribeirão Preto também poderá
conhecer vários Patrimônios Culturais Materiais e vá relacionando todos que vc
pesquisou numa listagem:
Arcos
da Lapa/RJ; estádio governador Magalhães Pinto, o Mineirão, O Cristo Redentor do
RJ e tantos outros que você encontrar na sua busca.
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL:
PESQUISE
também sobre esse patrimônio cultural IMATERIAL, considerado as práticas,
representações, expressões, conhecimentos e técnicas, instrumentos, objetos,
artefatos e lugares associados a comunidades, grupos e indivíduos: A festa do
Senhor do Bonfim, Salvador/Bahia; viola de cocho; ritual indígena da tribo Nawê
do AMAZONAS, bonecos gigantes no carnaval de Olinda, O frevo como patrimônio cultural
da humanidade, o samba de roda do Recôncavo Baiano, Boi Bumbá, Jongo/SP e
outros.
EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:
1- Comente
sobre a importância da preservação de patrimônios materiais;
2- Cite
cinco exemplos de patrimônios culturais imateriais;
3- Relate
oito patrimônios culturais materiais de Ribeirão Preto que você conheceu;
4- A
paisagem carioca com sua originalidade, desafios, contradições é considerada
patrimônio mundial, porquê?
5- Dentre
os bens culturais imateriais estão os saberes, as habilidades, as crenças, as
práticas, o modo de ser das pessoas:
Você concorda ou não? Por que?
F
I M
BOAS AVALIAÇÕES/ PROVAS
E BOM EXAME FINAL !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário