segunda-feira, 10 de agosto de 2020

ROTEIRO DE ESTUDO - ARTE - ENSINO MÉDIO VOLUME 3

 

                         ARTE   -   VOLUME 3

           ROTEIRO DE ESTUDO

 

CARO(A) ALUNO(A), O VOLUME 3 DE ARTE É O ÚLTIMO VOLUME DE ESTUDO ONLINE:

COMPOSTO DE 4 UNIDADES E EM CADA UNIDADE HÁ OS TEMAS A SEREM ESTUDADOS E OS EXERCÍCIOS/ATIVIDADES PARA SEREM REALIZADOS ONLINE.

   

 ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3

           ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE    

                   UNIDADE 1

TEMAS -      1-  O TEATRO: MUDANÇAS E CONTEMPORANEIDADE.

                   2-  MUDANÇAS NO TEATRO BRASILEIRO NA ATUALIDADE.

UNIDADE 1:

NESTA UNIDADE VOCÊ ESTUDARÁ O TEATRO CONTEMPORÂNEO PRODUZIDO DENTRO E FORA DO BRASIL E ALGUNS DE SEUS AUTORES E DIRETORES.   PARA ISSO, VERÁ AS MUDANÇAS QUE OCORRERAM NA LINGUAGEM TEATRAL A PARTIR DO FIM DO SÉCULO XIX, NO TEATRO MODERNO.

1-    O TEATRO; MUDANÇAS E CONTEMPORANEIDADE:

O teatro, assim como as outras linguagens da arte, tem uma história que também pode ser dividida em períodos. Você vai acompanhar um pouco das mudanças que ocorreram no teatro: na maneira de contar histórias, palco e plateia, público e os artistas;

TEATRO ROMÂNTICO:

Pesquise em fontes virtuais na internet sobre o teatro romântico fora e dentro do BRASIL.   No Brasil, Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882) e Martins Pena (1815-1848) foram destaques nesse período.  Manuel Macedo, além de ter escrito “A MORENINHA (1844), considerada a primeira obra do Romantismo brasileiro, foi autor de diversas peças teatrais: veja na pesquisa quais foram as outras e época.

 

TEATRO REALISTA:

Chegou aos palcos no fim do século XIX diferentemente do romântico. Veja na sua pesquisa sobre as mudanças.  E no teatro realista brasileiro destacou-se MACHADO DE ASSIS.    PESQUISE sobre ele, biografia, e porque se destacou no realismo.  Tempo de mudanças.  No séc. XX após término da primeira guerra mundial, houve muitas um danças na sociedade e nas artes. Uma das mudanças apareceu o TEATRO ÉPICO, veja sobre ele.

Outra vertente que surgiu nas artes cênicas foi o TEATRO DO ABSURDO, veja também.

O TEATRO DA CRUELDADE foi mais uma das vertentes do novo teatro. O termo crueldade refere-se à noção de o teatro ser um processo doloroso, quase um ritual.  Conheça o na sua pesquisa.

O polonês Jerzy Grotowski (1933-1999), influenciado pelo teatro da crueldade, propôs a criação do TEATRO POBRE e veja na pesquisa porque se usa a denominação POBRE.

 

EXERCÍCIOS ONLINE para serem entregues aos profs. de arte para avaliação e registros:

1-    Faça um relato sobre a maior diferença entre o teatro romântico e o realista, relatando as mudanças que houveram na época.

2-    Agora, você vai fazer um breve resumo sobre os vários teatros surgidos:

·         TEATRO ÉPICO

·         TEATRO DO ABSURDO

·         TEATRO DA CRUELDADE

·         TEATRO POBRE

 

TEMA 2 - MUDANÇAS NO TEATRO BRASILEIRO NA ATUALIDADE;

A proposta deste tema é você refletir sobre as mudanças que ocorreram no teatro brasileiro, explorar algumas de suas características e conhecer algumas produções cênicas contemporâneas.

Investigue na internet sobre famoso diretor de teatro JOSÉ CELSO MARTINEZ CORREA e veja como o teatro contemporâneo inova nos locais de apresentação do espaço cênico.  Também conheça as mudanças no teatro brasileiro e as peças teatrais do século passado e alguns dramaturgos/autores: Oswald de Andrade, Nelson Rodrigues, Gianfrancesco Guarnieri(1934-2006): Jorge Andrade (1922-1984); Ariano Suassuna(1927-2014); Plinio Marcos (1935-1999) e Dias Gomes(1922-1999), você poderá encontrar vídeos de algumas de suas peças teatrais.

 

MAS, AFINAL, QUAL É O TEATRO FEITO ATUALMENTE?

Nos dias atuais, há muitas montagens nos ricos espetáculos teatrais, mostrando uma infinidade de luzes coloridas, de imagens produzidas por computadores, muita música, orquestras, dança, efeitos especiais criados pela mais sofisticada tecnologia, uma multiplicidade de recursos inimagináveis, como:

O FANTASMA DA ÓPERA (1909), OS MISERÁVEIS (1862), O REI LEÃO (1994), entre outros que rende fortunas de bilheteria por essa indústria do entretenimento, com seus incontáveis espetáculos, musicais e efeitos. Podemos citar aqui a evolução gigantesca no mundo do CIRCO também, como o mais famoso do mundo CIRQUE DU SOLEIL.

 

NO TEATRO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO, destacaram-se por suas inovações os diretores Augusto Boal(1931-2009), Antunes Filho (1929) e José Celso Martinez Corrêa/1939.   Vale a pena pesquisar na internet e ir a uma dessas companhias teatrais: Grupo Opinião, Teatro Oficina, Teatro da Vertigem, Teatro de Arena, Os satyros, Pod Minoga, será uma experiência enriquecedora pra você!

 

EXERCICIOS/ATIVIDADES:

 

1-    O TEATRO, assim como as linguagens da arte, vem se transformando através dos tempos: relate o que você entende o porquê das evoluções. Neste mesmo relato indique os processos colaborativos no teatro, e sua opinião sobre o fato de algumas peças apresentarem críticas políticas, sociais, etc.

 

MUITO BEM!  TERMINAMOS A UNIDADE 1 ,

AVANTE À PRÓXIMA UNIDADE

 

 

 ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3

           ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE    

                   UNIDADE 2

TEMAS:   1- MÚSICA DO SÉC. XX E AS TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS

            2- A MÚSICA NO DIA A DIA

 

TEMA 1 - NESTE TEMA ESTUDARÁ A MÚSICA QUE MAIS DE UMA VEZ, TEVE SUA FORMA DE COMPOSIÇÃO TRANSFORMADA A PARTIR DO SÉCULO XX.

A MÚSICA MODERNA SE INICIOU COM AS COMPOSIÇÕES IMPRESSIONISTAS E DOIS DE SEUS PRECURSORES FORAM CLAUDE DEBUSSY (1892-1918) E OUTRO FOI MAURICE RAVEL (1875-1937).

´Pesquise online sobre Ravel e sua famosa música para orquestra BOLERO.

·         O IMPRESSIONISMO NAS DIFERENTES LINGUAGENS

Procure pesquisar sobre o impressionismo que teve seu início nas artes visuais, mais especificamente na pintura francesa no século XIX, destacando-se o artista na pintura CLAUDE MONET (1840-1926). Veja a biografia de Monet e suas obras.

Cerca de 20 anos após o surgimento do impressionismo na pintura, as características desse estilo repercutiram na MÚSICA e na literatura.

O Movimento impressionista influenciou o músico e maestro brasileiro Antônio Carlos Jobim (1927-1994), conhecido como Tom Jobim.   Investigue na pesquisa online sobre ele, biografia e suas músicas dessa influência e o músico Vinícius de Moraes e suas obras musicais.  Para ouvir “Brasília, sinfonia da Alvorada” faça uma pesquisa na internet, vale a pena! Apresentada em 1960 na inauguração da nova capital do Brasil

 

O IMPRESSIONISMO também aconteceu na literatura. No Brasil, RAUL POMPÉIA, é considerado um autor com características impressionistas. Também o português EÇA DE QUEIROZ (1845-1900) E MARCEL PROUST (1871- 1922), pesquise sobre eles e suas obras.

- MÚSICA EXPRESSIONISTA - faça uma pesquisa online ou em livros sobre esse movimento marcado pela industrialização, crescente urbanização, pela 1ª guerra mundial.

Alguns compositores destacaram-se nesse período, dentre eles ARNOLD SCHOENBERG que criou o método dodecafônico E IGOR STRAVINSKY em suas composições, veja suas biografias e pesquise sobre o método dodecafônico.

IGOR STRAVINSKY, teve sua fama no início com composições encomendadas por um empresário do balé russo, que apresentou três famosas composições, revolucionando e inovando na época, todas as principais características da música. As composições musicais contam histórias!

 

- MÚSICA CONCRETA E MÚSICA ELETRÕNICA:

ESTILOS MUSICAIS que aconteceu no séc. XX, que se considerou como século das comunicações. O progresso tecnológico proporcionou a criação do FONÓGRAFO, do rádio, do cinema e o aperfeiçoamento de instrumentos musicais em indústrias de aparelhos sonoros. Foram os novos meios de comunicação que proporcionaram o aparecimento de duas tendências:

A MÚSICA CONCRETA E A ELETRÔNICA.

 

EM 1913, o italiano LUIGI RUSSOLO (1885-1947), considerado o primeiro teórico da música eletrônica, inventou um aparelho chamado INTONARUMORI (máquina de ruídos).   O ESTADUNIDENSE JOHN CAGE (1912-1992), também considerado uma das figuras de destaque da música eletroacústica.

A forma de produzir sons tornou-se cada vez mais variada e se multiplicou a produzir ecos e mixar.  Pesquise sobre a mixagem, sintetizador, música pop eletrônica, o programador musical, o DJ. A profissão de DJ possui prestígio e importância social entre os jovens.

 

EXERCÍCIO/ATIVIDADES:

 

1-    Faça um relato resumido sobre música impressionista e música expressionista.

2-    DESCREVA sobre o FONOGRÁFO e relate o que são música eletrônica e música concreta.

3-    Quem foi Luigi Russolo? E fale sobre o intonarumori.

4-    COMENTE sobre mixagem e DJ.

5-    O que caracteriza o século XX como o século das comunicações?

 

TEMA 2 – A MÚSICA NO DIA A DIA:

 

- Procure na pesquisa online sobre TRILHA SONORA e também do TEMA À TRILHA SONORA: EMOÇÃO E SENTIMENTO e se aproprie deste conteúdo.

 

Um filme pode consagrar e popularizar uma música já existente, porém pouco conhecida no Brasil.  É o caso do filme A MISSÃO (1986), cuja trilha sonora é do compositor, arranjador e maestro Ennio Morricone, responsável por centenas de arranjos musicais para filmes.

Os irmãos Lumière foram os precursores do CINEMA. Em 1984, inventaram um equipamento que fotografava imagens e as projetava, chamado CINEMATÓGRAFO.

Naquela época, a trilha sonora era uma improvisação feita ao vivo por um pianista ou violinista e a música nem sempre se reportava à cena da tela. Em 1920 houve uma solução para aprimorar esse recurso sonoro, com música para determinado filme, combinando diálogo e imagem.

 

- PESQUISE agora sobre Trilha sonora da publicidade.   A prática da propaganda relacionada ao avanço dos meios de comunicação e formas de divulgação de um produto, como revistas, jornais, televisão, internet, rádio, etc.

Logo depois, você verá que apareceram os JINGLES em 1945 no rádio, os comerciais ao vivo na TV na década de 1950.

No fim do séc. XX, a propaganda atingiu nova fase com inovações surpreendentes com o CD-ROM e a internet., a multimídia e as novas tecnologias. Veja na pesquisa- mundo da propaganda como é fascinante!

Outro conteúdo para você buscar online é o trabalho na publicidade:  como a música do caminhão de gás/exemplo. 

 

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES ONLINE:

 

1-    RELATE num resumo sobre o que você aprendeu sobre Trilha Sonora e suas funções e utilidades.

2-    DESCREVA uma síntese sobre a biografia dos irmãos Auguste e Louis Lumière e o cinema.

3-    No Oscar, importante premiação do cinema, há categorias especialmente direcionadas aos sons dos filmes, melhor trilha sonora e melhor canção original, em sua pesquisa cite quais foram os filmes contemplados.

4-    Comente sobre os jingles, e os comerciais de TV e as inovações de multimídia nos vários meios de comunicação até nos tempos atuais e no mundo da propaganda.

5-    O nome do compositor que criou a trilha sonora do filme britânico: A MISSÃO.

 

                      PRONTO, TERMINAMOS A UNIDADE 2 !

                                 


              ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3

           ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE    

                   UNIDADE 3

 

ARTE CONTEMPORÂNEA; OS PRECURSORES E AS ARTES VISUAIS  NA CONTEMPORANEIDADE.

 

TEMAS:     1- ARTE POP MINIMALISMO: PRECURSORES DA ARTE CONTEMPORÂNEA.

                        2- ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE.

 

TEMA 1- O OBJETIVO DESTE TEMA É APRESENTAR UM POUCO DA PRODUÇÃO DAS ARTES VISUAIS NA ATUALIDADE, MAIS ESPECIFICAMENTE OS PRECURSORES DA ARTE CONTEMPORÂNEA.   VOCÊ CONHECERÁ ALGUNS DE SEUS REPRESENTANTES, SUAS OBRAS E CONTEXTOS DE PRODUÇÃO.

A ARTE CONTEMPORÂNEA, em vez de romper com a arte moderna, absorveu os rompimentos propostos por ela e buscou ir além, ampliando as possibilidades expressivas e artísticas.

Faça sua pesquisa sobre arte contemporânea atual, características encontradas na pintura, vídeo, dança, música e a fotografia.  Você verá que toda arte pode ser questionadora, polêmica, fazendo refletir sobre questões políticas e sociais- as angústias do homem da época de hoje.

O artista de agora, contemporâneo, experimenta novos suportes diferentes sem ser a tela ou papel, havendo TOTAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PRODUÇÃO.

Pesquise sobre o artista estadunidense WALTER DE MARIA (1938-2013), OBSERVE suas obras e características: uma obra gigantesca!

AGORA, veja também a obra da artista brasileira NÉLE AZEVEDO (1950), utilizando o gelo para esse trabalho efêmero, o espaço e o tempo fazem parte da OBRA.

 

- ARTE POP- Busque na internet sobre esta arte, intenções, obras representantes, retratos, características entre outras situações associadas ao modo de vida.  ANDY WARHOL (1928-1987), famoso pelas 32 pinturas, utilizando o método da SERIGRAFIA.

(Pesquise sobre a técnica de pintura serigrafia).

 

-MINIMALISMO -   ou minimal art é um movimento artístico muito importante na contemporaneidade. VOCÊ vai conhecer pesquisando na internet, seus representantes, as obras gigantescas de pouquíssimo material.   APRECIE várias obras deste movimento.

 

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:

 

1-    Elabore um texto comparativo entre ARTE POP E MINIMALISMO, que você acabou de ter conhecimento.

2-    O que você pensa a respeito?

a)    É fácil definir o que é a Arte Contemporânea.

b)    O artista contemporâneo precisa obedecer às regras rígidas em suas produções artísticas.

c)    A arte contemporânea questiona a própria arte.

3-    O que é minimalismo nas artes visuais?

4-    ARTE POP é o mesmo que POP ART?

TEMA 2 - ARTES VISUAIS NA CONTEMPORANEIDADE:

Este tema apresenta um pouco da produção das artes visuais na atualidade, conhecer alguns de seus representantes, suas obras e contextos de produção.

Sabe o que é BIENAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA? Pesquise sobre e a conheça. Ela acontece no Brasil em São Paulo a cada dois anos, por isso Bienal.

 

PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS:

São de muitas variedades: VOCÊ vai conhecer a cada uma pesquisando, apreciando, seus representantes e localidades, como por exemplo:

1-    INSTALAÇÃO;

2-    INTERVENÇÃO URBANA;

3-    HAPPENING

4-    PERFORMANCE

5-    SITE SPECIFIC

6-    LAND ART

 

-  ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL:

No Brasil, entre os precursores da arte contemporânea, os mais conhecidos foram Lygia Clark (1920-1988) e Hélio Oiticica (1980).

- Busque conhecer as biografias de cada um, conhecendo seu trabalho, obras inovadoras.  Faça um tour virtual sobre as famosas obras desses artistas brasileiros contemporâneos. Vale a pena!

Outros artistas poderão ser conhecidos põe você: CILDO MEIRELES (1948),  TUNGA (1952) E ADRIANA VAREJÃO (1964).

 

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:

 

1-    As produções contemporâneas são apreciadas apenas em museus e galerias de arte? Por quê?

2-    Explique com suas palavras o que é uma instalação?

3-    Explique como é um site specific e land art?

4-    Quais os dois precursores da arte contemporânea mais conhecidos no Brasil?

5-    Quais as diferenças entre o happening e a performance?

6-    Comente com suas palavras sobre intervenção urbana.

 

MUITO BEM! TERMINAMOS  A UNIDADE 3 .  PARABÉNS!

 

        ARTE – ENSINO MÉDIO - VOLUME 3

           ROTEIRO DE ESTUDO ONLINE    

                   UNIDADE 4

 

TEMAS:   1-   A DANÇA CONTEMPORÂNEA

                  2-   ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL.

 

ESTA UNIDADE ABORDARÁ AS CARACTERÍSTICAS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA. VOCÊ PODERÁ SE APROFUNDAR NO ASSUNTO CONHECENDO ALGUMAS COREOGRAFIAS E DANÇARINOS QUE MARCARAM ESSE MOMENTO DA HISTÓRIA DA DANÇA OCIDENTAL.

TEMA 1 - DANÇA CONTEMPORÂNEA:

Esse movimento nasceu do questionamento de alguns coreógrafos sobre as imposições técnicas e estéticas da dança clássica. Dentre os que iniciaram o movimento de contestação estão as estadunidenses Isadora Duncan, Martha Grahan, Loie Fuller e Ruth Saint-Denis, o suíço Jaques-Dalcrose e o austro-húngaro Rudolf von Laban. Eles buscavam maneiras inovadoras e pessoais de se expressar por meio dessa linguagem.

 

A DANÇA CONTMPORÃNEA, desejou ir além e, na década de 1960, iniciou um movimento de ruptura total com a dança clássica, nos movimentos, música e aos espaços utilizados pelo dançarino. Rompeu com as estruturas formais do balé clássico; como posições de pés, braços e pernas, além de direções e saltos.

Faça uma pesquisa online sobre MERCE CUNNINGHAM, um dos principais nomes da transição entre a dança moderna e a contemporânea, o precursor da dança contemporânea. Pesquise sobre sua biografia e sobre as características da DANÇA MODERNA E DANÇA CONTEMPORÂNEA.

-AGORA, busque na internet a biografia da coreógrafa PINA BAUSCH e sua contribuição para o desenvolvimento da dança contemporânea.

 

·         COREOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS:

Ao criar e compor uma coreografia, o coreógrafo considera alguns aspectos; as dimensões do espaço. O limite do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos, nos espetáculos teatrais, circo, mímica e no cotidiano.

 

- ASSITA ao vídeo do espetáculo BIPED DE MERCE CUNNINGHAM e suas inovações tecnológicas, 1999, procure no YouTube. E também sobre CUNNINGHAM VARIATIONS V, em 1965 e Pina Bausch: CRAVOS.2005, festival de SALZBURGO, ALEMANHA, uma peça criada e dirigida por ela.

Outra corégrafa pernambucana/BRASIL, Gícia Amorim, FLUXION II, São Paulo, 2003 e 2004- veja na internet.

 

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:

 

1-    Relate num texto resumido sobre seus conhecimentos sobre as coreógrafas acima estudas, suas obras, biografia e contribuição à dança contemporânea.

2-    DESCREVA as características da dança moderna e da contemporânea.

 

TEMA 2 – ARTE E PATRIMÔNIO CULTURAL:

Neste tema, para finalizar seus estudos de ARTE, você vai refletir sobre o patrimônio Histórico e Cultural e a importância de sua preservação para a história de um povo.

Procure na sua pesquisa sobre patrimônio cultural e o que significa. PESQUISE sobre patrimônio cultural material e patrimônio cultural Imaterial.

Ao pesquisar, relacione tudo o que entendeu sobre cada um, os conhecimentos, celebrações, práticas e crenças que são referências para a cultura de um povo de geração a geração. No Brasil, o órgão que cuida dos bens Materiais e Imateriais é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Conheça-o numa viagem virtual, ligado ao Ministério da Cultura criado em 1937.

 

Sobre:   PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL-   Você poderá ver: A antiga Estação Júlio Prestes e o interior da sala São Paulo; Teatro Coliseu em Santos/SP e tantos outros. Em nossa cidade de Ribeirão Preto também poderá conhecer vários Patrimônios Culturais Materiais e vá relacionando todos que vc pesquisou numa listagem:

Arcos da Lapa/RJ; estádio governador Magalhães Pinto, o Mineirão, O Cristo Redentor do RJ e tantos outros que você encontrar na sua busca.

 

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL:

PESQUISE também sobre esse patrimônio cultural IMATERIAL, considerado as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, instrumentos, objetos, artefatos e lugares associados a comunidades, grupos e indivíduos: A festa do Senhor do Bonfim, Salvador/Bahia; viola de cocho; ritual indígena da tribo Nawê do AMAZONAS, bonecos gigantes no carnaval de Olinda, O frevo como patrimônio cultural da humanidade, o samba de roda do Recôncavo Baiano, Boi Bumbá, Jongo/SP e outros.

 

EXERCÍCIOS/ATIVIDADES:

1-    Comente sobre a importância da preservação de patrimônios materiais;

2-    Cite cinco exemplos de patrimônios culturais imateriais;

3-    Relate oito patrimônios culturais materiais de Ribeirão Preto que você conheceu;

4-    A paisagem carioca com sua originalidade, desafios, contradições é considerada patrimônio mundial, porquê?

5-    Dentre os bens culturais imateriais estão os saberes, as habilidades, as crenças, as práticas, o modo de ser das pessoas:  Você concorda ou não? Por que?

       

                                                                      F  I  M

     BOAS AVALIAÇÕES/ PROVAS      E       BOM   EXAME FINAL !!!!         

                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário