Arte
Roteiro de Estudos
Caderno Do Estudante - EJA - CEEJA
Ensino Fundamental - Volume 1
Unidade 1 - Leitura de Mundo Pela Arte
Introdução
Nesta Unidade, você vai estudar a importância da Arte em sua vida.
Afinal,o fazer artístico também é uma maneira de expressar ideias, pensamentos
e sentimentos variados.
Às pesquisas propostas vão ajudar você a perceber que a Arte está ao seu
redor, e que os artistas podem ter diferentes olhares sobre o mundo. Assim,
você também poderá ampliar sua forma de ver, sentir e pensar o mundo.
Tema 1: O olhar artístico
O objetivo deste Tema é levá - lo a
pensar sobre a importância da observação.
Vc vai iniciar lendo imagens. Quando você observar uma imagem com mais atenção,
perceberá detalhes e significados que não tinha visto antes. Esse procedimento
é chamado de leitura de imagens.
Vivemos em um mundo repleto de imagens, sons, gestos, cores e formas. São
elementos que trazem informações sobre nossa cultura,nossa história e nosso dia
a dia.
Sensações, pensamentos, emoções ou memórias podem ser expressas com a
arte, seja desenhando, pintando,
produzindo uma escultura, um filme ou compondo uma música.
A importância da observação
Observar Imagens é importante por três motivos: para aprender a ler as imagens, para ampliar essa leitura e também para criar novas imagens. Ver com atenção uma propaganda na revista ou na TV são exemplos de leitura de imagens em nosso cotidiano. Essas observações podem trazer novas ideias. Ainda por cima, ajudar você a entender como as suas próprias ideias são elaboradas.
Da observação à prática
O artista tem uma ideia, pensa em como executá- la e planeja as etapas. Antes de iniciar uma produção artística, é importante fazer alguns testes, exercícios e esboços (rascunhos). Por exemplo, o artista pode testar diferentes combinações de cores para decidir qual delas vai usar em pinturas. É sempre bom lembrar que o artista usa cores, formas, luzes e sombras com uma intenção específica.
Colocar em ação o que o artista imaginou exige organização. Para isso,
são acionados os conhecimentos e a experiência do artista sobre os elementos
que farão parte da composição.
Na música, o artista organiza os sons, ritmos,
os silêncios. E assim a música vai surgindo.
Nesta pesquisa, você vai exercitar sua observação a partir de uma pintura chamada " Retirantes", do artista brasileiro Candido Portinari.
Retirante: pessoa que, por causa da seca, deixa o lugar onde
vive na esperança de ter uma vida melhor. Ela se retira para outro lugar.
Pesquisar:
--- Biografia do artista brasileiro Candido Portinari;
--- Obra Retirantes,1944
--- Como você interpreta a pintura que retrata a situação dos retirantes?
--- Quais sentimentos e reflexões essa pintura despertou em você?
Os primeiros registros em desenhos e pinturas
Na Pré - história,
há cerca de 40 mil anos, nossos antepassados moravam em cavernas e registravam
cenas do cotidiano em desenhos feitos nas paredes. Esses desenhos antigos são
chamados hoje de pinturas rupestres.
Pesquisar:
--- Pré - história;
--- Pinturas Rupestres;
--- O que você diria que que as imagens Rupestres representam?
--- O que você achou das cores utilizadas?
--- Onde essas imagens foram encontradas?
Tema 2: Texturas e cores na linguagem visual
Texturas e cores na
arte: Frotagem
Para fazer a
Frotagem, esfrega - se um lápis, giz de cera, grafite, carvão ou outro material
em uma folha de papel, que é colocada sobre uma superfície de textura
diferente, como uma parede áspera, madeira, lixa ou moeda.
Textura da madeira
Pesquisar:
--- Frotagem;
--- Realizar em seu caderno diferentes texturas.
As cores
Nas artes visuais, existem muitas teorias e modos de empregar as cores. Para saber escolher qual cor usar, é preciso observar o que há ao seu redor, pesquisar, experimentar e também usar a imaginação e a criatividade.
Pesquisar:
--- Cores Primárias;
--- Cores secundárias;
--- Cores Terciárias.
Pesquisar:
--- Biografia do pintor francês Heri Matisse e suas obras;
--- Como ele usava as cores em seus quadros?
--- Como Matisse combina as cores em suas obras? Ele pintou os
objetos com suas cores usuais,ou mudou as cores dos objetos?
Unidade 2 - Arte: Uma Expressão Do Cotidiano
Introdução
A arte expressa
ideias, sentimentos e pontos de vista. Por meio dela, é possível enxergar o
mundo de uma maneira diferente. Nesta Unidade, você vai conhecer alguns
artistas que discutem questões que estão presentes no dia a dia, mostrando seus
pontos de vista sobre o mundo do trabalho.
Tema 1: O trabalho pelos "olhos" da arte
O trabalho já foi tema de muitas obras de Arte. Aqui você vai estudar algumas dessas obras e refletir sobre o que elas podem representar.
Transformar a natureza e ser transformado!
Partindo da ideia de que o trabalho transforma a natureza, é possível encontrar vários exemplos de trabalho realizado por artistas.
A tora de madeira se transforma em escultura.
O barro, se transforma em vaso.
O barro é o nome popular dado para a argila, além de terra e
água, pequenas partes de rocha, e ela se forma ou no fundo dos rios ou em
barrancos em suas margens.
Trabalho e arte
O filme "Tempos modernos", produzido por Charles Chaplin em 1936, é um exemplo de como o tema trabalho pode ser desenvolvido por meio da arte. O filme mostra, de modo divertido, mas também crítico, como todos trabalhavam de forma mecânica e em ritmo acelerado.
Cenas do filme Tempos modernos,1936
Pesquisar:
--- O filme Tempos modernos, produzido por Charles Chaplin em
1936.
Aqui no Brasil, o trabalho nas fábricas também despertou o
interesse de artistas.
Na década de 1930,
Tarsila do Amaral ( artista do movimento artístico Modernismo Brasileiro).
Nessa época,
produziu algumas obras que retrataram a industrialização no Brasil. Sua
preocupação era mostrar, denunciar de
forma que os trabalhadores e sua força de trabalho eram altamente explorados e
exigiam deles muitas horas de trabalho.
Indústria no Brasil, 1930.
Pesquisar:
--- Movimento artístico Modernismo Brasileiro;
--- Biografia da artista
brasileira Tarsila do Amaral;
--- Contexto da obra " Segunda Classe,1933.
Uma cena de trabalho
Observe a obra "
Operários", de Tarsila do Amaral. Preste atenção nas cores usadas, na
expressão do rosto.( pesquisar o contexto da obra)
--- Em que lugar a cena do quadro poderia se passar?
Operários,1933.
--- Quais sentimentos e pensamentos esse quadro provoca em você?
--- Como você lê o sentimento dos operários?
A fotografia
Pesquisar:
--- Como surgiu a fotografia?
Foto + grafia é luz + desenho, o que significa dizer que a fotografia é um desenho com a luz?
O olhar artístico de um fotógrafo
Um dos fotógrafos mais prestigiados no mundo é o brasileiro Sebastião Salgado. Ele publicou suas fotos em vários livros, entre eles Terra, que reúne fotografias feitas em acampamentos e assentamentos de trabalhadores brasileiros sem- terra.
Para conhecer mais seu trabalho, vamos pesquisar:
--- Biografia Sebastião Salgado;
--- O livro Terra ( ver as imagens).
Sem título,1983
--- O que esse registro dos pés significa pra você?
Tema 2: O cotidiano e a Arte
A arte não está só em museus, está também nas ruas ou em sua casa, na
forma, por exemplo, de algum objeto de cerâmica. Você já deve ter reparado nós
grafites pintados pela cidade. Já viu alguma estátua viva? Tudo isso também é
arte e faz parte de nosso cotidiano.
Assista!
Agora você vai assistir pelo canal Youtube
--- A arte em cada esquina .
--- Do barro à cerâmica: o cotidiano ganhando forma.
No Brasil, a cerâmica também é feita desde a Antiguidade até
os dias de hoje. Em cada região do país, essa atividade tem seu jeito próprio:
a cerâmica marajoara no Pará; às miniaturas de Pernambuco; às bonecas Laranjas
no Tocantins; o artesanato do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, ou do
Vale do Ribeira, São Paulo.
A cerâmica é uma técnica muito antiga. Vamos pesquisar como
surgiu a cerâmica?
Cerâmica karajá, Tocantins
Cerâmica Marajoara, Belém
Pesquisar:
--- Biografia, Mestre Vitalino;
--- O que ele retratou em sua obras?;
--- O que é Arte Popular?
Retirantes, Mestre Vitalino.
Unidade 4 - Arte e Meio Ambiente
Introdução
Hoje em dia, a natureza tem inspirado cada vez mais artistas
em suas criações. Um exemplo é o tema da preservação ambiental, muito usado em
obras artísticas. Nesta Unidade você vai estudar as relações entre a arte e a
natureza.
Tema 1: Um olhar sobre a natureza
O objetivo do Tema
é estudar como a natureza tem sido retratado no mundo das arte.
A representação da natureza
No passado, quando
a fotografia ainda não existia, muitos artistas pintavam paisagens e cenas da
natureza.
Os registros de um artista
Vamos pesquisar!!!
--- O artista holandês Albert Eckhout;
--- Como o artista representa suas obras?
Mulher africana, 1641.
Tema 2: Arte em defesa do meio ambiente
Neste Tema, você
vai saber como a arte pode ser também uma forma de denúncia à devastação
ambiental. Foi o que fez o artista polonês radicado no Brasil Grana Krajcberg,
que você vai conhecer através da pesquisa:
--- Biografia, Frans Krajcberg e suas obras.
--- Quais são os materiais que o artista utilizou nessas obras
de arte?
--- Qual é a origem de cada um desses materiais que você
identificou?
Unidade 4 - Arte e Materiais Recicláveis
Introdução
A Unidade 4 dá
continuidade ao que você já estudou na unidade anterior.Mas agora você vai
conhecer alguns artistas que discutem a questão do meio ambiente utilizando o
lixo como matéria - prima para fazer suas obras de Arte.
Tema 1: Arte de lixo
Tema 2: A reciclagem como arte
Nestes Temas, você vai pensar sobre o lixo que produzimos. É com esse lixo que artistas fazem trabalhos de diversos tipos. Um deles é o artista Vik Muniz, que aproveitou o que encontrou em um lixão para produzir arte.
Vamos conhecer!!!
--- Biografia do artista Vik Muniz e suas obras;
Agora vamos assistir ao documentário chamado " Lixo extraordinário" no canal Youtube
Marat ( Sebastião), 2008, Vik Muniz.
--- Você acha que o catador de lixo retratado pelo artista
brasileiro também pode ser considerado, de alguma forma, um herói?
Conclusão do Volume 1 - Ensino Fundamental -
ARTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário